quarta-feira, 25 de maio de 2011

Águas do Algarve promove Festival da Água em Estoi



A vila de Estoi, no concelho de Faro, vai receber entre dias 3 e 5 de Junho o Festival da Água, uma organização da empresa Águas do Algarve que, com uma série de actividades, pretende sensibilizar a população local para a importância da água.

O festival vai “vestir” a aldeia e trazer um conjunto de acontecimentos temáticos que juntam animação com visitas e percursos, exposições, apresentações temáticas, gastronomia, artesanato, música e acções interactivas com água, entre várias outras iniciativas.

O evento, promovido em parceria com mais quatro entidades (direcção regional da Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Faro, Junta de Freguesia de Estoi e Entidade Regional de Turismo do Algarve) e apresentado na passada semana, relaciona “o passado, o presente e o futuro dos povos com importância da água como bem essencial e como factor de unificação e de aproximação de povos”.

“Queremos mobilizar residentes e turistas nesta grande festa, cujo tema versa em torno da água e do ambiente, numa altura em que a ecologia e o aproveitamento dos recursos naturais estão na ordem do dia”, refere a Águas do Algarve, em comunicado.

No primeiro dia, 3 destaque para um concerto pela Orquestra do Algarve, na Igreja Matriz, às 19:00 horas, seguido, uma hora depois, no mercado, da inauguração da exposição fotográfica «Água, tesouro da Humanidade», composto por 400 imagens que são resultado do concurso de fotografia lançado pela Águas do Algarve em 2010. A noite termina com concertos de três bandas farenses.

No sábado, 4, as ruínas romanas de Milreu contam com performances musicais, leituras e massagens de relaxamento, além de receberem a exposição «Aquedutos de Portugal». O Palácio de Estoi recebe a conferência «Jardins Históricos» (15:00), enquanto na casa do povo local as crianças vão poder ter experiências interativas com água. O coletivo Farra Fanfarra toca no Largo da Liberdade, às 22:00.

O último dia de festival contempla, de manhã, o percurso «Na rota da água», pela Ribeira da Alface (inscrições pelo número 289899070), uma arruada nas ruínas de Milreu e um concerto da Banda Filarmónica de Faro na igreja matriz (15:30). O evento encerra com um espectáculo dos Rockestra, no Largo da Liberdade (21:00).

As tasquinhas com gastronomia e artesanato locais estarão disponíveis, ao longo dos três dias, no Largo General Humberto Delgado, Largo de Ossónoba e no mercado, zonas que vão contar com espetáculos musicais e animação de rua, com quatro aguadeiros que, em interação com o público, abordarão diversas temáticas relacionadas com a água.

“A importância da água no planeta Terra está cada vez mais a ser assumida por governantes e por organizações de cidadãos, e as populações devem ser consciencializadas de que a água não é um direito adquirido, nem deve ser utilizada de forma desregrada”, afirma a empresa, em comunicado.

A forte influência do Rio Seco, ribeira existente na freguesia de Estoi, recorda-se, “permitiu, ao longo de séculos, assegurar a permanência e o desenvolvimento dos povos ali fixados”, por isso se tornando “necessário continuar a sensibilizar as populações para a importância da água como bem essencial e como factor de unificação e de aproximação de povos”.

Fique a conhecer a programação completa do Festival da Água no sítio http://www.aguasdoalgarve.pt/festivaldaagua



1 comentário:

  1. A agua é sem duvida um tema muito interessante, só que a entidade que promove o evento não tem muita moral para falar do assunto. A Aguas do Algarve é o maior poluidor da Ria Formosa, tambem ela uma massa de agua. Os efluentes domesticos de Estoi ou S. Braz vêm direitinhos para a Ria Formosa. Porque não fala destas coisas a Aguas do Algarve?

    ResponderEliminar