sábado, 11 de setembro de 2010

PARTE II - Transportes Rodoviários em Faro – Uma história contada em fotografias

Entretanto, nos anos 70, construiu-se o Hotel EVA e o terminal rodoviário, passando o transporte de passageiros da EVA a fazer-se a partir de lá. 
Fig 9 - Hotel Eva e novo terminal rodoviário
Com o 25 de Abril de 1974, a Empresa Rodoviária do Algarve (do Silva), a empresa do Santos (que fazia a linha de são Brás), e a EVA foram fundidas numa só, para criar o CEP9 – Centro de exploração de Passageiros nº 9 da RN – Rodoviária Nacional.
Nesta foto podemos ver uma das Volvo da EVA já pintadas nas cores da nova RN – Rodoviaria Nacional,  ao lado da uma AEC pintada ainda de vermelhinho, nas cores da Empresa Rodoviária do Algarve, propriedade do “Silva”, de Olhão.
Fig 10 - Volvo da EVA com as novas cores da RN
Mas as AEC Reliance Vermelhinhas também foram pintadas nas cores da RN, podemos verificar como ficaram. Este é o aspecto. 
Fig 11 - AEC Reliance nas cores da RN
Nos anos 70 um dos autocarros que foi um verdadeiro cavalo de batalha nas linhas suburbanas, (Faro – Loulé, Tavira, Portimão, etc) foi o Volvo BM da primeira geração, carroçado pela Salvador Caetano. Sem dúvida um dos autocarros mais confortáveis que já viajei. Nesta altura, os bancos eram verdadeiramente bancos, até já eram reclináveis, não havia plásticos, era vinil, madeira e metal. 
Fig 12 - Volvo, carroçado pela CAMO
Outro autocarro fabuloso a quem Faro deve muito é sem dúvida o AEC, carroçado pela UTIC, daí se referenciar o modelo por UTIC-AEC.
É um autocarro de médio-longo curso, muito confortável, com uma suspensão inovadora, combinando molas semi-elípticas com amortecedores hidráulicos e sistema de ride-control, fazendo com que este autocarro tivesse um rolamento ultra suave. 
Fig 13 - UTIC AEC nas cores da RN
Reparem nele aqui na Fig 13, a sair do Terminal Rodoviário de Faro, ao passar por uma lomba que havia ao sair, nota-se o adornar ligeiro da carroçaria. Aqui vai o UTIC-AEC a fazer um serviço Expresso até Lisboa, conforme se verifica pelo papel no pára-brisas.
Para substituir este autocarro, apareceu o SCANIA carroçado pela Salvador Caetano.
Fig 14 - Scania da RN com as cores do serviço expresso
Este autocarro, já com ar condicionado, bancos de design moderno em veludo e … novidade… televisão e um vídeo de cassetes VHS.
Estes Scanias tinham uma pintura diferente dos demais autocarros da RN, umas barras laranja ao longo do autocarro, para os diferenciar da restante frota, como sendo autocarros de serviço expresso.
Os autocarros que sucederam a estes Scania, foram outros Scania, no inicio dos anos 90.
Fig 15 - Nova geração dos Scania (anos 90)
Até aos nossos dias, a evolução tem sido imensa, temos autocarros cada vez mais modernos, com WC, televisão, kitchnette, on board entertainment, etc. São também mais seguros, já dispõem de cintos de segurança em todos os bancos, ABS, EDS, caixas de velocidades steptronic, etc. O serviço também melhorou muito, quer em termos de redução da duração das viagens, sistema de reserva e venda de bilhetes, bem como a introdução de assistentes de bordo em alguns serviços.
Foi de facto grande salto que se deu, desde 1925 até aos dias de hoje, no entanto os autocarros de antigamente tinham mais charme que os dos nossos dias, e as viagens eram verdadeiras aventuras.



4 comentários:

  1. Caro Farense Atento.
    Antes de mais, louvo o seu trabalho neste artigo. Não é comum encontrar assim tantos aficionados da RN. No entanto, e como coleccionador de material de Autocarros, nomeadamente da RN e especialmente do CEP9-Faro, não posso deixar, e permita-me que faça alguns reparos de forma a repor a verdade de alguns dos factos que apresenta:

    1-Na foto n.º 12, temos a 9528. Uma Volvo B58-60 com carroçaria Salvador Caetano e não Camo. Pode ver uma semelhante nesta foto também. Estes carros, embora muito parecidos às Camo da mesma época, forma carroçados pela Salvador Caetano. Camo no CEP9 na altura, só havia uma. A 9903 (NR-85-30). Sei-o bem pois esteve distribuida ao meu pai durante uns anos, tal como a 9936.
    Apenas o CEP10-DGRL tinha algumas CAMO pullmanvision (L420 e L421).
    Desta numeração de Salvador Caetanos com esta carroçaria, destacam-se as 95** e as 98** como é o caso da que lhe envio na foto da autoria do Christopher Leach. Estes ultimos, andaram durante anos em Expressos para França.
    http://3.bp.blogspot.com/_ZOX1B0UI8h0/SDHVtthtHVI/AAAAAAAAE48/6AE1Y55OGb4/s1600-h/9808.-RN.VilaReal.jpg
    Havia ainda a 9900 e a 9901. Exactamente iguais a esta, mas com ar condicionado, e pintura com as três riscas laranja (pintura exclusiva dos carros de turismo/expresso da RN) tendo sido a 9900 o primeiro carro de turismo ao serviço da EVA tendo transitado posteriormente para a RN.

    2-Na foto 14, temos a 9936 (DU-03-86). Uma Scania 116 montada numa carroçaria Caetano Alpha de ultima geração, já com Suspensão Pneumática. Estavamos em 1983. Ao contrário do que refere, e embora bastante avançado para a época, este carro não possuia TV e Video. Essa inovação surgiu com as Scanias da Foto 15.

    3-Muito há a dizer sobre as Scanias da foto 15. Refere que entraram ao serviço no inicio dos anos 90, o que não é bem verdade. Para falar a verdade, entraram ao serviço em 1986 e foram feitas em duas versões.
    Trata-se de uma Scania K112 montada numa Carroçaria Camo Cometa. A pintura original não era esta, mas sim a que está na foto da autoria do Pedro Laranjeira:
    http://good-times.webshots.com/photo/2954940580030057590HfdavT.
    Como disse foram feitas em duas versões, exteriormente iguais mas a nivel de interiores bastante diferentes.
    Uma versão de turismo, numerada como 993* até 995*, que era igual ao da foto, e uma versão de Alta Qualidade, a mesma que inaugurou os expressos com o mesmo nome e que possuia as numerações 996* e 997*. Estas ultimas, sem as duas ultimas filas de bancos, estavam equipadas com WC no lado direito, um balcão de serviço de mini-bar e ambas estavam dotadas de TV/Video.
    Possuo muito material fotográfico, pelo que posteriormente podemos debater alguns aspectos, visto que me parece um saudosista tal como eu.

    Um favor que lhe venho pedir é o seguinte.
    Só dispomos deste património fotográfico, porque alguém naquela época, teve a visão que um dia o passado deveria ser documentado e recordado. É o caso do Marco Lindo, do José Luis Covita, do Sierd Loman, do Christopher Leach, entre outros nomes de referencia no meio.
    Assim sendo, peço-lhe que sempre que possivel, faça menção ao autor das fotos.
    Posso dar-lhe uma ajuda nesse sentido:
    As fotos marcadas como RN Nostalgia são todas da autoria do Sierd Loman. Um dos mais conceituados Bus Spotters Europeus, e perdidamente apaixonado pela RN, por Portugal e pelo Algarve.
    A foto da figura 10 é da autoria do Christopher Leach. Outro grande marco na documentação da nossa história de Transportes Publicos Rodoviarios.
    Se lhe agrada o tema, entre em contacto com o Marco Lindo, (lindo.marco@gmail.com, para que possa ser inserido no Portugal Buses newsgroup. Ai receberá por email diariamente muito material sobre o tema. É um grupo de aficionados, fazendo parte, entre outros as pessoas que nomeei e a quem muito devemos na manutenção deste patrimonio fotográfico.
    Abraço e continue este trabalho. Porque não fazer um blogue dedicado à RN?
    Fica a sugestão e pode contar comigo.
    Abraços.
    Miguel Lopes Sabino

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  2. Caro Miguel,

    Agradeço os comentários e as criticas. São sempre bem vindas quando são construtivas como as suas. ;)

    Eu quando fiz este post e os outros 2 inicialmente tive a ideia de o fazer depois de um post publicado no blog "A defesa de Faro" sobre o autocarro que fazia a carreira Faro - São Brás.

    Fui a net, fiz uma pesquisa de imagens, sem ter grande cuidado com a pesquisa, apenas por imagens, e encontrei estas que me trouxeram algumas recordações.

    O texto, como deve ter reparado não é muito cuidado, fui escrevendo de memória conforme me ia lembrando sobre os autocarros, não fiz nenhuma pesquisa.

    Quanto ao Scania 116, eu fiz uma viagem de excursão de escola a Serra da Estrela numa Scania da Salvador Caetano, era mais recente que esssa, porque essa tem matricula DU, a minha tinha matricula DV, o numero não me lembro, mas essa tinha televisão e um video VHS, estava colocada no tecto e envolvida em veludo vermelho. Os bancos eram cinzentos e tinham uns vivos de veludo vermelho e ainda uns "capuzes" brancos nos apoios da cabeça a dizer RN em bordado.

    Gosto muito de autocarros, tenho vários amigos motoristas, entre eles o Luis Guerreiro e o pai dele. O pai do Luis fez muitos anos as carreiras internacionais, agora penso que está na linha Faro - S. Brás, mas de vez em quando ainda faz uma perninha lá fora.

    Por acaso gostava de fazer um blog dessa natureza, mas nao tenho material fotográfico suficiente para o fazer... eu gostava muito de ter fotografias da EVA do tempo das verdinhas, das Bedfords, das AEC, das volvos (anos 50-60), fotos dos periodos da transição em que os autocarros andavam com as cores das companhias e depois com autocolantes a dizer RN quando da nacionalização.

    Acho que muito está por fazer no que toca a contar a historia dos nossos transportes públicos...

    Se quiser falar melhor sobre isto... mande-me um mail para o mail do blog... e depois falamos melhor, até se calhar podemos ir beber um café e falar melhor disto!

    Um abraço cordial

    Luis Passos

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  3. Caro Luis.
    Fique com o meu mail, pois nem sempre consigo enviar mensagem por aqui. Ainda não percebi o porquê.
    Abc
    miguellopessabino@gmail.com

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  4. Olá, achei muito interessante esta informação e aproveito para lhe dar os parabéns! Já agora será que me poderia informar se tínhamos transportes urbanos em Faro. Nós anos '70 do séc. passado? É que tenho a ideia de algumas vezes apanhar o autocarro do Liceu para a baixa mas uma amiga diz-me que é impossível, pois não existiam.
    Desde já grata!
    Vanda Santos

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