quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Acidentes fazem menos vítimas no Porto do que em Faro

Olá,

Foi publicado hoje no Barlavento Online, na secção Destak, que segundo Américo Pires da Costa a sinistralidade rodoviária em Faro é quase o dobro da registada em Gondomar.

Eu por acaso já vivi no Porto, e não conheço sitio pior que aquele para se conduzir. Ali ninguém cede prioridades, ninguém respeita a sinalização horizontal.

Costumava dizer com ar de gozo que no Porto, quem tem prioridade não é quem vem da direita, mas sim, quem vai a direito.

Deixo-vos aqui então o artigo para a vossa consideração. Gostava de saber a opinião dos leitores deste blog, em Faro conduz-se pior que no Porto? Quais as razões porque se verificam tantos acidentes em Faro.

Cumprimentos cordiais

Luis Passos


"Américo Pires da Costa explicou que a análise da sinistralidade por cada mil habitantes, nos últimos três anos, permite perceber que o Porto terá registado cerca de 70 por cento dos acidentes rodoviários de Faro, mas o dobro dos verificados em Gondomar.
O especialista admitiu que a diferença assinalável entre a cidade do Porto e as suas periferias se deve ao facto de a primeira ser o grande pólo de atracção das segundas.
No caso de Faro, o acréscimo poderá ser determinado por se tratar de uma cidade mais procurada no verão por pessoas desconhecedoras da malha urbana local.
O estudo identificou no Porto uma vintena de zonas que, segundo determinado critério, são mais atreitas a acidentes, incluindo parte das avenidas da Boavista e de Fernão de Magalhães ou um nó junto ao Carvalhido.
Atropelamentos e colisões traseiras são os acidentes mais frequentes, sendo raros os despistes.
O leque de causas da sinistralidade é vasto, desde velocidades excessivas a travessia de artérias movimentadas fora das passadeiras, mas também passam por situações que podem ser corrigidas, “nomeadamente problemas de visibilidade”.
No caso específico dos atropelamentos, o especialista citou, de memória, uma zona do Amial, contígua a uma escola, como um dos chamados “pontos de acumulação de acidentes”.
As periferias das escolas são, aliás, alvo de algumas recomendações do estudo, defendendo-se que o acesso aos estabelecimentos de ensino nunca se faça a partir de vias estruturantes.
Os resultados do estudo, desenvolvido pela Direcção Municipal da Via Pública, em parceria com o Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, serão apresentados hoje à tarde, na Câmara do Porto, durante a conferência “Segurança Rodoviária no Porto”, que integra o programa local da Semana da Mobilidade.
Horas antes da apresentação deste estudo, o Porto será palco do lançamento da campanha “Atenção, somos todos peões!”, numa cerimónia com a presença do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, do autarca local, Rui Rio, e do presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa.
Trata-se de uma acção de sensibilização dedicada à sinistralidade com peões nas passadeiras das principais artérias urbanas, englobada na Semana Europeia da Mobilidade.
A campanha, que será alvo de uma segunda apresentação, no dia 22, em Lisboa, consiste na colocação de cartazes nas passadeiras para que peões e automobilistas possam ver o número de mortos na cidade onde decorra a campanha.
Segundo a PSP, entre Janeiro e Maio morreram 13 pessoas vítimas de atropelamento, a nível nacional."

Barlavento Online
http://www.destakes.com/redir/05fdd0f9169b630cab6843ce70172a13

Sem comentários:

Enviar um comentário