Caros,
Fiz este comentário na Defesa de Faro que levantou alguma polémica:
"Pode ser ke seja este ano que abra uma barra ali junto ao Zé Maria, que é o sitio natural para isso acontecer e ke depois leve tudo a frente por ali abaixo.
Assim resolvia-se de vez o problema das demolições. Mas se isso acontece-se a Engª Valentona ia logo tomar medidas para fechar a barra.
É a vida... ;)
Luis Passos"
Mas a realidade é esta, nessa mesma localização o mar já fez 2 tentativas para abrir ali uma barra, uma penso que foi no final dos anos 80, que só foi frustrada pela acção do exercito português que colocou pedras e sacos de areia e a segunda tentativa não consigo precisar se foi em 2003 ou se foi no final dos anos 90. Mas as segunda tentativa nao foi preciso grande intervenção porque o temporal acalmou. Bastava que tivesse durado mais 1 hora, e a barra estaria mesmo aberta.
Mas para perceberam bem estes fenómenos, porque pelo que percebi, muitas das pessoas pensam através de processos empíricos que não correspondem necessariamente a realidade.
Assim deixo aqui 3 publicações que considero de interesse que podem ajudar a esclarecer:
- Estudo feito pela Faculdade de Ciencias da Univ. de Lisboa - Estudo - "Morfodinâmica das Praias"
- Vulnerabilidade das Ilhas-Barreira e Dinâmica da Ria Formosa na Óptica da Gestão - Luis Rafael Ceia
- Estudo de Avaliação da Situação Ambiental e Proposta de Medidas de Salvaguarda para a Faixa Costeira Portuguesa (Geologia Costeira) - J.M. Alveirinho Dias (1993)
Cumprimentos cordiais
Luís Passos
Sem comentários:
Enviar um comentário