Caros,
Hoje é dia 15 de Abril, nesta madrugada cerca das 2 horas e 20 minutos, o Paquete Titanic deixou o mundos dos vivos e mergulhou nas profundezas do Oceano Atlântico para o seu sono eterno.
O Titanic era apenas 1 de 3 navios que a empresa White Star Line pretendia construir para dizimar a concorrência (sobretudo a Cunard Line).
Anos antes a Cunard tinha construído os 2 primeiros supertransatlânticos do mundo, J.P. Morgan criou uma empresa, alias, uma holding de empresas, a I.M.M. - International Mercantile Marine e começou a comprar as empresas de navegação em ambos os lados do Atlântico. Uma das empresas que J.P. Morgan comprou foi a White Star Line (nome comercial, o nome oficial da empresa era OCEANIC STEAM NAVIGATION COMPANY, LTD), que naquela altura encontrava-se em dificuldades. J.P Morgan tentou também comprar a CUNARD, mas o conselho de administração reuniu-se de emergência e conseguiu fazer lobby junto do governo britânico de modo a impedir a aquisição e conseguir um subsidio para a construção de novos navios. Caso a Cunard tivesse sido comprada já não era de propriedade britânica (mas sim americana) e a coroa britânica em caso de guerra já não poderia requisitar os navios da Cunard. O bluff resultou em cheio e a CUNARD construiu os 2 maiores e mais rápidos navios construídos até então: - O LUSITÂNIA E O MAURETANIA.
RMS LUSITANIA |
Estes navios faziam a vontade 26 nós e ganharam o galhardete Azul (The Blue Ribband) pela travessia mais rápida do Atlântico, ficando com o grosso do comercio e o prestigio. É preciso dizer-se que naquela altura o Transatlântico era o símbolo supremo da tecnologia naquela época, e era motivo de rivalidade entre nações.
A WHITE STAR LINE estava disposta a bater a CUNARD não com 2 mas com 3 navios, que seriam 50% maiores que os gigantes da Cunard. Porém, como para atingir velocidades elevadas, o consumo é também elevado, porque dado que a partir de 22 nós, por cada nó de velocidade a mais o consumo de carvão quase que duplica (razão geométrica), por isso a White Star Line optou por construir navios grandes em tamanho e a operar a uma velocidade moderada mas que permitisse um bom conforto e rapidez de viagem.
Assim os novos 3 gigantes foram desenhados com uma velocidade de cruzeiro de 21 nós em qualquer condição de mar e uma velocidade de ponta de 23 nós. Assim permitia uma poupança de 500 toneladas de carvão em relação aos gigantes Lusitânia e Mauretania.
A empresa que construiu o Titanic foi a Haarland & Wolff, de Belfast, empresa que era propriedade de Lord Pirrie, grande amigo de Bruce Ismay, Chairman da White Star Line. Alias, os três navios foram pensados num encontro na casa de Lord Pirrie. A Haarland & Wolff tinha a exclusividade da produção de navios para a White Star Line, ou seja, a WSL só poderia mandar construir na H&W.
O Titanic foi desenhado por Alexander Carlisle, e em termos de projecto de engenharia, o design foi de Thomas Andrews. Esta classe de navios foi baptizada de Olympic Class, porque o primeiro navio a ser construído foi o OLYMPIC (a serie seria baptizada de acordo com a mitologia grega (deuses, titãns e gigantes)
Os três navios eram praticamente iguais, o Olympic deveria ter 45.460 toneladas, o Titanic teria 46.328 toneladas e o terceiro que inicialmente estava previsto chamar-se GIGANTIC teria quase 53.000 toneladas. A boca do Gigantic seria ligeiramente mais larga para poder transportar uma maior capacidade de carga. Mais tarde depois do acidente do TITANIC, acharam que Gigantic era uma má aposta em termos de marketing, e então o nome escolhido foi BRITANNIC.
O sistema de propulsão para esta classe de navios também era novo, porém algo out-dated. Enquanto os Lusitania e Mauretania já possuiam turbinas a vapor do tipo Parson-Curtiss, na classe Olympic optaram por um sistema misto, motores de piston (alternativos) e turbinas. Enquanto os navios da Cunard tinham 4 veios de helice, os da White Star apenas teriam 3 veios de helice, ou seja, 3 motores.
Os 2 hélices laterais eram accionados por motores a vapor de pistão (maquinas alternativas) de tripla-expansão de 4 cilindros (1 cilndro de alta pressão+1 pressão intermédia + 2 de baixa pressão). A pressão de admissão máxima de vapor era de 215 PSI, saindo depois nos cilindros de baixa pressão a 9 PSI, sendo depois esse vapor dirigido para uma turbina de baixa pressão que accionaria o hélice central.
Para alimentar estas máquinas estavam previstas 29 caldeiras de 3 fornalhas cada do tipo Scotch, das quais 24 eram de fundo duplo e 5 eram simples.
Os navios estava dotado de algumas tecnologias inovadoras, como portas estanques de accionamento automático, duplo fundo celular, e poderia ficar a flutuar com quaisquer 2 compartimentos inundados ou com os 4 primeiros compartimentos da proa inundados. Era considerado inafundável.
Contudo, os navios tinha alguns defeitos construtivos, as anteparas estanques não iam até ao topo do Convés E, o que fazia que no caso dos 4 compartimentos da proa ficarem alagados, a agua passaria por cima das anteparas enchendo os compartimentos adjacentes. Outro problema, e que foi a causa do afundamento do Titanic, foi o facto de a zona da prova do navio apresentar uma ligeira concavidade. Devido a forma arredondada as maquinas de rebitar hidráulicas que aplicavam rebites de aço não poderiam ser utilizadas, e então optou-se por utilizar rebites de ferro, aplicados à mão. Para tornar o rebite de ferro mais resistente adicionava-se escória no momento da fundição do rebite. Caso esta fosse adicionada em excesso faria com que o rebite a baixas temperaturas ficasse demasiado rijo e consequentemente quebradiço, o que infelizmente veio a acontecer nessa noite trágica de 15 de Abril de 1912.
O Titanic superou todos os seus rivais em termos de luxo e a opulência. A secção da Primeira-classe tinha uma piscina, um ginásio, campo de squash, banhos turcos, banhos eléctricos e um Café Verandah. As salas comuns da Primeira-classe foram adornadas com painéis de madeira esculpidos, móveis caros e outras decorações. Além disso, o Café Parisien oferecia culinária aos passageiros da primeira-classe, com uma varanda iluminada pelo Sol. Havia bibliotecas e cabeleireiros tanto na primeira como na segunda classe. A sala geral da terceira-classe tinha painéis de pinheiro e móveis robustos. O Titanic incorporou recursos tecnológicos avançados para a época. Ele tinha três elevadores eléctricos, dois na Primeira-classe e um na Segunda-classe. Ele também tinha um subsistema eléctrico alimentado por geradores a base de vapor, uma instalação eléctrica que cobria todo o navio e dois rádios Marconi, incluindo um de 1.500 W operado por dois operadores que trabalhavam em turnos (Jack Philips e Harold Bride) permitindo contacto constante e a transmissão de muitas mensagens privadas dos passageiros.
Edward J. Smith |
O navio iniciou a sua viagem inaugural em Southampton na Inglaterra, com destino à cidade de Nova York, nos Estados Unidos, na quarta-feira, dia 10 de Abril de 1912. O comandante do navio era Edward J. Smith, Commodore da frota da White Star Line e um dos comandantes mais prestigiados no Atlântico.
Assim que o Titanic deixou o cais, o fluxo de água provocado por um dos helices fez com que as amarras do navio SS New York, que estava atracado na proximidade, se partissem fazendo com que o este navio quase colidisse com o Titanic. O incidente atrasou a partida em meia hora.
Depois de atravessar o Canal da Mancha, o Titanic parou em Cherbourg, França, para receber mais passageiros e parou novamente no dia seguinte em Queenstown (hoje conhecida como Cobh), na Irlanda. Quando ele finalmente partiu para Nova Iorque, haviam 2.240 pessoas abordo.
Não havia botes salva vidas para todas as pessoas a bordo, devido infelizmente a uma norma do British Board of Trade que dizia que qualquer navio com mais de 10.000 toneladas, apenas precisava de ter 16 salva vidas a bordo. Hora o Titanic tinha 20, excedia os regulamentos em vigor. Além disso considerava-se naquela época os botes como um mal necessário que estragavam a beleza dos navios e atravancavam os convés superiores. No entanto a Harland & Wolff desenharam o barco com 54 botes salva vidas. A White Star é que optou por não os montar.
Na noite de 14 de Abril, o Titanic ia a navegar a 21 nós, na zona dos grandes bancos da terra nova, o mar estava calmo, não havia bafo de vento. Entretanto os operadores Radio, estiveram o tempo todo a passar mensagens dos passageiros (na altura a Radio do navio nao era propriedade da empresa do navio, mas sim da empresas telecomunicações Radio Marconi, e eles estavam interessados era no negócio das mensagens) e não informaram a ponte de comando de mensagens de outros navios como o Mesaba que indicavam a presença de gelo flutante mais à frente. Naquele inverno tinha havido muito degelo e havia muitos icebergs a flutuar.
Cerca de 23:40 Frederick Fleet e Reginald Lee avistaram um iceberg mesmo pela proa, tocaram o sino e avisaram a ponte. Na altura o oficial William Murdoch ordena ao timoneiro Robert Hitchens tudo a bombordo e depois... comete o erro da sua vida, ordena MOTORES A RÉ A FORÇA TODA!
Devido ao facto do navio ter uma configuração de 3 motores, e do facto da turbina não ser reversível, apenas os dois motores laterais iriam fornecer propulsão, alem disso isso iria provocar uma disrrupção do fluxo de agua no leme, dado que o helice central não estava a operar, fazendo aumentar o raio de viragem do navio.
Assim aconteceu, o Titanic não conseguiu livrar o bordo e embateu no Iceberg fazendo saltar os rebites e soltado as placas de aço, com 2 cm e meio de espessura. A agua entrou pelos orifícios inundado a parte da proa do navio. Segundo consta o navio foi ao fundo enquanto a banda tocou... até ao ultimo acorde. Segundo consta a musica foi "Nearer my god to thee".
Foi emitido pela primeira vez o código de socorro SOS (antes usava-se o CQD - Come Quickly Distress).
O navio que estava mais próximo foi o Carpathia da Cunard Line, que apenas chegou ao local do acidente 4 horas depois. Existe ainda uma controvérsia que o navio Californian estava próximo e não viu os foguetes do Titanic e deveria ter o radio desligado
Entre os milionários que morreram a bordo, de salientar Benjamin Guggenheim e John Jacob Astor, Thomas Andrews, desenhador do navio, bem como muitos anónimos.
Categoria | Pessoas a Bordo | Número de Sobreviventes | Percentual de Sobreviventes | Número de Mortos | Percentual de Mortes |
---|---|---|---|---|---|
Primeira Classe | 329 | 199 | 60.5 % | 130 | 39.5 % |
Segunda Classe | 285 | 119 | 41.7 % | 166 | 58.3 % |
Terceira Classe | 710 | 174 | 24.5 % | 536 | 75.5 % |
Tripulação | 991 | 214 | 23.8 % | 685 | 76.2 % |
Total | 2.223 | 706 | 31.8 % | 1.517 | 68.2 % |
Como resultado do acidente foi criada a International Ice Patrol, que acompanha e monitoriza a presença de gelo no Atlântico Norte, bem como foi criada nova legislação com o intuito de tornar as viagens marítimas mais seguras.
O Olympic, o irmão do Titanic serviu durante a 1ª guerra mundial como transporte de tropas, chegando mesmo a afundar um submarino, abalroando-o. Foi desmantelado no final dos anos 30 do Sec. XX.
O Britannic o maior dos 3 irmãos teve pior sorte, durante a 1ª guerra atingiu uma mina no Mar Egeu, afundando-se em poucos minutos.
Texto: Luis Manuel Passos
Fotos: http://www.maritimequest.com
Deixo-vos então algumas fotos do TITANC:
CONSTRUÇÃO:
Assentamento da quilha |
Motores de Piston (Principais) |
Rotor da Turbina |
Olympic (Branco) e Titanic (Preto) lado a lado |
Titanic no pórtico |
LANÇAMENTO À ÁGUA
Preparação para o lançamento |
Lançamento à agua |
Final do Lançamento à agua |
Olympic e Titanic durante o Fitting Out |
Titanic durante os testes de mar |
A PARTIDA
Titanic atracado em Southampton |
Titanic no dia 10 de Abril 1912 |
A partida de Southampton |
Titanic em Queenstown |
INTERIOR
Cúpula da grande escadaria |
Grande Escadaria |
Cafe Parisien |
Sala de Jantar - 1ª classe |
Ginasio |
B-59 1ª classe |
B-64 1ª classe |
B-38 1ª classe |
B-60 1ª classe |
amei saber da historia tava curioso pra saber eu amo o titanic mas eu queria andar nele.
ResponderEliminargostei muito de ve as fotos do titanic o era o navio mais caro do mundo e chique gostei
ResponderEliminarEu sou Fascinado pela arquitetura desse navio; Adoraria conhecer o arquiteto (claro que isso não vai acontecer)e eu apertaria a mão dele e falaria somente uma palavra "Parabéns !"
ResponderEliminarBem q No Aniversario Do TITANIC de 100 Anos Eles podiam Lançar o TITANIC 2
ResponderEliminarMatéria sensacional! Parabens,
ResponderEliminarEu gosto muito de FARO!
ResponderEliminarEu gosto muito de Faro! Onde andam os Senhores deste Blogue que, desde 2011, que não escreveram fosse o que quer que fosse mais para o Blogue!!!