domingo, 24 de abril de 2011

'Troika' impõe subida do défice para 9,1% em 2010

Três parcerias público-privadas (PPP) foram reclassificadas. Ano de 2011 e seguintes em risco. 

A equipa do FMI, BCE e Bruxelas - que está em Portugal a negociar o pacote de intervenção externa - exigiu que se apurasse, desde já, os valores efectivos e "estáveis" dos défices dos últimos anos, com especial atenção a 2010, antes de fechar os termos do resgate.
Segundo o INE, três projectos (um túnel e duas Scut) fizeram subir o défice até 9,1%. Risco de voltar a acontecer é elevado.
Dez personalidades dão sugestões ao FMI para o plano de resgate.
Bancarrota de 1892 foi paga em cem anos.

In: DN

Em duas semanas, os técnicos do FMI não só fazem a radiografia do país, como ainda nos dizem que os nossos défices foram afinal uma miragem. O que me leva a perguntar: o que andou o INE a fazer nestes anos? O tribunal de contas? A Assembleia da República? Porque é que três técnicos estrangeiros que nunca estiveram no nosso país sabem mais em duas semanas que centenas de funcionários públicos em anos? E principalmente: PORQUE É QUE CONTINUAMOS A SUSTENTAR ESTES BANDALHOS?

1 comentário:

  1. "DEZ PERSONALIDADES DÃO SUGESTÕES AO FMI PARA O PLANO DE RESGATE."
    Pergunto eu, onde andavam essses sabichões que deixaram o País ir ao fundo? Nenhum deles terá peso na consciencia num passado não muito longinquo?
    As sugestões dessas personalidades é para salvarem os seus interesses que não os dos que sempre pagam a factura. A democracia representativa está moribunda. Os contratos eleitorais não são respeitados. Então resta-nos a democracia participativa. Talvez, do meio do Povo anonimo e "analfabeto" possa sair uma solução com menos efeitos negativos para a maioria das pessoas. A sabedoria popular sempre falou mais alto. Porque não a usar tambem destra vez?

    ResponderEliminar