quarta-feira, 27 de abril de 2011

Orçamentos de campanha ascendem a mais de 6,7 Milhões de Euros!!!

O PS tem o orçamento maior; o CDS é o partido com assento parlamentar com menores custos. A maior fatia é gasta em comícios e espectáculos.

De acordo com os orçamentos disponíveis no 'site' do Tribunal Constitucional, o PS é o partido que apresenta o orçamento mais elevado, prevendo gastar 2,2 milhões de euros, valor que representa uma 'poupança' de mais de 3,3 milhões de euros em relação à campanha das legislativas de 2009.
Contando com receitas de 2,2 milhões de euros - 2 milhões de euros provenientes da subvenção estatal e 200 mil euros de contribuição do partido - o PS prevê gastar o mesmo montante, com a maior fatia do 'bolo' reservada para comícios e espectáculos (896 mil euros).
Para propaganda, comunicação impressa e digital, o PS conta gastar 458 mil euros, tendo ainda orçamentado 386 mil euros para brindes e ofertas, 195 mil para custos administrativos e operacionais, 7.500 euros para despesas financeiras e 10 mil euros para outras despesas.
O PSD apresentou o segundo orçamento mais caro, contando gastar 1,99 milhões de euros (1,8 milhões provenientes da subvenção estatal e 190 mil da angariação de fundos). Em 2009, o PSD apresentou um orçamento de 3,34 milhões de euros.
Relativamente às despesas, o PSD prevê 779 mil euros para comícios e espectáculos, 500 mil para propaganda, comunicação impressa e digital e 350 mil euros para o 'item' concepção de campanha, comunicação e estudos de mercado. Para os custos administrativos e operacionais estão reservados 170 mil euros, 40 mil para material de oferta, mil euros para despesas financeiras e 150 mil para outras despesas.

A CDU apresenta um orçamento de 995 mil euros, menos um milhão de euros que em 2009, apontando como receitas 920 mil euros da subvenção estatal, 45 mil euros de contribuição dos partidos (PCP e PEV) e 30 mil euros de angariação de fundos. Na rubrica das despesas, o montante mais elevado é reservado para publicidade, comunicação impressa e digital: 595 mil euros .
Para custos administrativos e operacionais, a CDU prevê gastar 200 mil euros, 50 mil euros para comícios, 30 mil euros para caravanas, 10 mil euros para espetáculos, 50 mil euros para brindes e ofertas e 60 mil euros para outras despesas.
Depois de em 2009 ter gasto cerca de 990 mil euros, agora o Bloco de Esquerda apresentou um orçamento de 704 mil euros, 686 mil dos quais prevê serem provenientes da subvenção estatal e 18 mil da angariação de fundos.
Como despesas, o BE prevê gastar 320 mil euros em propaganda, comunicação impressa e digital, 273 mil em comícios e acções de campanha, 105 mil euros estão reservados para custos administrativos e operacionais, 250 euros para despesas financeiras e 4 mil euros para outras despesas.
O CDS-PP apresentou um orçamento de apenas 700 mil euros, o mais baixo de todos os partidos com representação parlamentar, depois de em 2009 ter gasto cerca de 850 mil euros. Contando apenas nas receitas com os 700 mil euros que prevê receber da subvenção estatal, o CDS-PP reserva a maior fatia do orçamento para despesas com conceção de campanha, agências de comunicação e estudos de mercados: 245 mil euros.

Para custos administrativos e operacionais estão orçamentados 175 mil euros, enquanto para comícios de espectáculos é prevista uma despesa de 140 mil euros. Em brindes e oferta, o CDS-PP prevê gastar 105 mil euros, reservando ainda 35 mil euros para outras despesas.
Dos partidos sem representação parlamentar o PCTP/MRPP é o que apresenta um orçamento maior, de 80 mil euros, seguido do PDA - Partido Democrático do Atlântico, com 40 mil euros, do MPT - Partido da Terra, com 20 mil euros, e do MEP, com 10 mil euros.
O PND apresentou um orçamento de 9.980 euros, o PAN prevê gastar nove mil euros, o Partido Humanista cinco mil, o Partido pro Vida dois mil euros, o POUS 1.950 euros e o PNR 1.700 euros. Na lista disponível no 'site' do Tribunal Constitucional estão ainda o PPM, Partido Liberal Democrata e o Partido Trabalhista Português, mas o orçamento destas forças partidárias não está disponível.

IN: DN

Meus amigos, não sei como classificar esta situação... não se é vergonhoso... escandaloso ou se pornográfico! Com o pais na bancarrota, com o FMI aqui dentro gastar quase 7 milhões de euros dos contribuintes, valor que dava para fazer 2 escolas secundárias ou 3 ou 4 centros de saúde em campanha eleitoral? MAS ESTÁ TUDO LOUCO? O PAIS PERDEU O JUÍZO E O SENTIDO DE DECÊNCIA?

O pais está falido, o governo que ganhar... não irá governar... irá receber indicações do FMI... promessas não as poderá fazer... a não ser que seja mentiroso... gastar uma fortuna considerável em comícios , festas. merchandising e  apresentações é de gente louca. O pais não aguenta.

Se querem gastar esse dinheiro façam um empréstimo... peçam doações... desenrasquem-se mas o contribuinte não tem nada que pagar a maluqueira dos partidos...

Não há duvida... ou se faz já uma revolução... governo de salvação nacional e se põe isto tudo na ordem... ou então não vejo saída para este pais... o desvario continua...

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

1 comentário:

  1. Estou de acordo ,com o pais em banca rota e o FMI os partidos não podem gastar tanto dinheiro e muito menos os dos contribuintes.
    Tenho também de saudar a Petição "Por uma campanha eleitoral sem custos para as finanças públicas" . lançada pelo Movimento Esperança Portugal(MEP) e têm mais de 40.000 assinaturas demonstra que ainda existe pessoas conscientes pena nenhum dos outros terem aderido a mesma.

    http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8502

    http://www.youtube.com/watch?v=h1zUpl0Jmt8

    ResponderEliminar