sábado, 23 de abril de 2011

Comer em restaurantes de Faro ajuda associação CASA



Por cada refeição, os 41 restaurantes que aderiram à iniciativa «Diz Não à Fome» do Centro de Apoio aos Sem Abrigo doam uma verba que pode ir até 50 cêntimos.
Para se ser solidário em Faro, nesta Semana Santa, basta sair de casa e fazer uma refeição num dos 41 restaurantes que aderiram à iniciativa «Diz não à Fome», promovida pela delegação algarvia da associação CASA - Centro de Apoio aos Sem Abrigo.

Esta ação decorre até ao dia 25 de abril e enquadra-se na campanha «Páscoa Solidária».

Participar e contribuir para esta causa não podia ser mais simples. Os beneméritos apenas têm de entrar no restaurante, sentar-se, fazer o seu pedido, comer e pagar a conta, ou seja, o que se costuma fazer numa ocasião destas. Mas, por cada refeição, o estabelecimento aderente dá uma verba à CASA.

Para aderir ao projeto, os restaurantes acordam em atribuir um valor «entre os 25 e os 50 cêntimos» por refeição, seja almoço ou jantar.

«A grande maioria dos restaurantes optou por atribuir 50 cêntimos, o que é inferior ao preço de um café ou de uma bebida», segundo a representante da associação Isabel Cebola.

«Esta é a segunda edição da iniciativa, lançada por nós no ano passado. Em 2010, aderiram 28 restaurantes e este ano o número aumentou bastante, para os 41. Houve vários estabelecimentos que se quiseram juntar à causa», revelou.

«No ano passado, correu muito bem e esperamos que este ano volte a ser um sucesso», desejou. Os restaurantes aderentes terão um dístico visível alusivo à iniciativa.

Com a verba que conseguir angariar nesta e noutras acções da campanha «Páscoa Solidária», a CASA vai «adquirir alimentos e pagar as despesas inerentes ao nosso trabalho».

A associação trabalha de perto com os sem abrigo, mas ajuda também famílias carenciadas, em alguns casos com crianças.

É aqui que entra outra das iniciativas previstas para esta Páscoa. A CASA promove, até sábado, uma campanha de recolha de produtos de higiene para crianças. Qualquer pessoa pode contribuir, entregando no Mercado de Faro «fraldas, leites, sabonetes, pastas dentífricas, champôs, gel de banho, toalhetes e cremes hidratantes».

«Estes são produtos que, muitas vezes, as pessoas não se lembram de oferecer, apesar de serem muito necessários e nem sempre baratos», ilustrou Isabel Cebola.

Também até sábado e na mesma infraestrutura, a CASA participa no Mercadinho Social promovido pela Câmara de Faro e que junta cinco instituições do concelho. Tanto neste caso, como na campanha «CASA Mágica Solidária», também a decorrer, podem ser adquiridos produtos e brindes a um preço simbólico.

O Clube de Petanca de Faro vai igualmente dar uma ajuda à CASA e organizar um Torneio Solidário de Petanca, junto às Piscinas Municipais, no sábado, com o apoio da autarquia farense.

Todo o dinheiro que for angariado, seja em inscrições ou na venda de comes e bebes, reverterá a favor da IPSS.

«Os prémios do torneio são bens alimentares, que podem ir de um saco de batatas a uma galinha», explicou Isabel Cebola.
 

É muito importante nos momentos de crise ser-se solidário! Seja solidário e ajude nesta campanha! O blog Faro é Faro ajudará na divulgação!

Sem comentários:

Enviar um comentário