sexta-feira, 22 de abril de 2011

Faro/Segurança: Macário Correia quer mais guardas noturnos

E vai lançar concurso para aumentar efectivo.


A cidade de Faro tem apenas dois guardas nocturnos e para reforçar a segurança no concelho a autarquia quer lançar concurso público para aumentar o efectivo de guardas, disse hoje à Lusa Macário Correia.

“Temos dois guardas nocturnos a trabalhar na baixa de Faro, mas a ideia é alargar a outras zonas, nomeadamente S. Luís, mercado municipal e na freguesia de Montenegro”, disse Macário Correia, em entrevista à Lusa, referindo que o aumento do efectivo tem sido sugerido pela “PSP, GNR e juntas de freguesia de Faro”, no Conselho Municipal de Segurança.

Na Assembleia Municipal de Faro, na quarta-feira, o projecto de regulamento do exercício da actividade de guarda nocturno no município de Faro está na ordem de trabalhos e irá permitir arrancar “nas próximas semanas” com o concurso público, adiantou o autarca.

“O aumento do efectivo de guardas nocturnos tem por objectivo reforçar a segurança no concelho farense e lutar pela diminuição da criminalidade”, explicou Macário Correia.

O reajuste na actividade dos guardas nocturnos – uma competência que passou há sete anos para os municípios - vai também permitir que sejam criados postos de trabalho.

“É mais meia dúzia de pessoas que pode vir a ter uma actividade profissional e com isso, muitos deles desempregados porventura, poderão ter aí uma ocupação”, observou Macário Correia, referindo, todavia, que “não é guarda nocturno quem quer, é preciso uma selecção e reunir todos os pormenores de aptidão”.

O concurso abre nas semanas seguintes à Assembleia Municipal de quarta-feira. 
 

Enfim... parece-me uma ideia despesista e descabida... É mesmo necessária a contratação desta gente? Com que finalidade, para proteger o que? Que edifícios? Ou é para patrulhar as ruas a pé?

Mas isto não é um trabalho da PSP para o qual já pagamos com os nossos impostos? Porque é que a PSP não reintroduz as patrulhas apeadas? Os Srs. policias não gostam de caminhar? se calhar bem precisam, gordos como estão só lhes fazia bem umas caminhadas a pé.
 
Uma coisa são empresas privadas contratarem seguranças para proteger as suas instalações, outra é o município andar a gastar a tripa forra, como se houvesse muito dinheiro nestas parvoíces, quando o estado deveria assegurar a protecção de pessoas e bens. Assim estamos a gastar 2 vezes.

Não ia a câmara contrair um empréstimo de 48 milhões para pagar a fornecedores? Olhe... Sr. Presidente, aqui tem uma boa rubrica onde pode cortar já. Segurança... nos edifícios municipais? Faça mas é um contrato com uma empresa de vigilância, negocie o serviço integrado por pacote, que sai mais barato aos munícipes, e gera emprego na mesma. 

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

1 comentário:

  1. Exmo.

    Como parece não saber o que é nem o que faz um Guarda-Nocturno, aqui deixo o link da nossa Associação que o poderá elucidar www.guarda-nocturno.blogspot.com

    ResponderEliminar