terça-feira, 19 de abril de 2011

Algarve: REFER conclui renovação da linha ferroviária

Conclusão de trabalhos nos troços Lagos/Tunes e Faro/VRS António
A linha ferroviária do Algarve já está totalmente renovada, depois de concluídos os trabalhos nos troços Lagos/Tunes e Faro/Vila Real de Santo António, informou hoje a REFER.

“Com a conclusão destas empreitadas, a Linha do Algarve fica dotada de uma superstrutura que garante maior fiabilidade de exploração, mais conforto para os passageiros e manutenção racional e sustentável ao nível dos custos”, explicou a empresa responsável pelas linhas ferroviárias portuguesas, frisando que o troço Tunes/Faro já estava renovado desde 2004.

Os trabalhos foram iniciados em 2009, terminaram a 11 de abril e permitiram renovar os carris, travessas e balastros numa extensão de 90 quilómetros, numa intervenção que custou cerca de 25 milhões de euros, precisou ainda a REFER num comunicado.

A renovação permitiu, a “substituição integral de travessas de madeira por betão monobloco, instalação de carris novos soldados em barras longas para eliminar as juntas e reforço de balastro”. 
 

No caso da linha Faro-VRSAntónio, será que o investimento será recuperável? Quanto tempo demorará até ser recuperado? Qual a taxa interna de viabilidade? Qual o valor absoluto líquido? Fizeram bem as contas? Durante quanto tempo mais esta linha permanecerá aberta ao tráfego? Qual o numero de passageiros dia? Quanto custa ao contribuinte manter esta linha aberta? Existem alternativas rodoviárias? O dinheiro que se gastou neste investimento não teria sido mais bem aplicado remodelando outros sectores mais necessitados? São só algumas perguntas para as quais gostaria de ter reposta... por quem de direito!

Obrigado...

Luís Passos

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