segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 Abril - Quanta ignorância


É triste ouvir tanta asneira... ninguém conhece a história recente do nosso pais! Vergonhoso!
Para quase toda a gente... é só mais um feriado... um dia que não se trabalha!

No entanto o Salazar foi eleito como o maior Português de Sempre...  tal foi o legado que os políticos do pós 25 de Abril deixaram... corrupção, falta de ética, falta de honra e um pais na bancarrota.
Teria sido melhor se não se tivesse feito Abril? Ninguém pode afirmar!

No entanto o povo português, já antes do Estado Novo era assim, macambúzio, como dizia Guerra Junqueiro: 

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira a falsificação, violência ao roubo, donde provem que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis.

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este,finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País. [.] A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas; Dois partidos [.] sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, [.] vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."   - Pátria 1896
 Teria sido o Estado Novo que imbecilizou os Portugueses, ou é algo que já vem de trás... Eu acredito mais na segunda hipótese; o Estado novo ajudou... mas isto não é defeito é feitio... não há nada a fazer.

Já fomos um povo heróico, no tempo de D. João II (O príncipe perfeito)... já demos novos mundos ao mundo... hoje somos a vergonha da Europa.


O povo português tem de deixar de ser Sebastiânico e coitadinho; tem de deixar de ser Sebastiânico porque ninguém lhe vai resolver os problemas, tal D. Sebastião num cavalo branco, se não formos nós a resolver os nosso próprios problemas ninguém os resolverá; e tem de deixar de ser coitadinho, sempre a chorar pelos cantos... ai isto, ai aquilo, e acusar a sorte de ser madrasta. A sorte fazê-mo-la nós.

Se o pais nos próximos meses... não acordar para a vida... não auguro nada de bom para o futuro de Portugal... Quem for jovem e sem família e altamente qualificado, que saia daqui enquanto é tempo... 


Se não houver uma revolução a serio neste pais... e que apareçam lideres a altura (não é a arraia miúda que temos hoje no poder, baixos em moral e sem conhecimentos), pessoas com notório saber, reputações ilibadas e curriculums irrepreeensíveis, com experiência de vida não vejo grande futuro para este pais. Ainda vamos ser uma nova Albânia na Europa.


Cumprimentos cordiais


Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário