segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Faro é Faro comemora Abril


Caros,

O blog Faro é Faro, para assinalar os 37 anos do 25 de Abril de 1974, publicou umas serie de documentários para tentar explicar as pessoas mais jovens e fazer re-lembrar as mais velhas o que foi o 25 de Abril, quais as causas que estivaram por detrás e como ocorreram os eventos.

É bem certo que o pais que herdamos hoje após o 25 de Abril é bem pior que o que entregamos. Mas a culpa também foi nossa, pela nossa passividade perante os políticos, por votarmos em partidos como se de clubes de futebol se tratasse. É bem certo que Abril trouxe algumas coisas boas, um sistema de saúde universal, um sistema de ensino publico gratuito, trouxe liberdade de expressão e de movimentação. 

No entanto, não soubemos avaliar bem a conjuntura, e por passividade, por desinteresse fomos cedendo o interesse nacional aos interesses mesquinhos de grupos sectários, que tomaram o poder e os orçamentos de estado de assalto, roubando, espoliando, fazendo pouco dos portugueses até nos levarem ao estado a que chegamos... à bancarrota.

E agora? Agora é preciso que os portugueses se definam, se unam em torno da causa nacional e digam que politicas queremos... queremos um estado social garantista? Mas a nossa economia neste momento não o permite, é preciso fazer escolhas, fazer sacrifícios, fazer cortes em salários e pensões, reduzir a despesa, reformar a segurança social, reformar a justiça, criar leis laborais adequadas a situação actual e que permitam que o pais progrida economicamente, criar leis contra a corrupção, criar atractividade económica, apostar na educação e promover a coesão nacional.

O futuro nacional depende de todos nós... a liberdade que conquistámos em Abril nada vale se não a conseguirmos manter. Para sermos livres e independentes temos de honrar os nossos compromissos, não dever nada a ninguém, viver com o que a nossa economia produz (sem extravagancias e devaneios novo-ricos), sermos solidários para com os que mais precisam, procurarmos fazer cada vez mais e melhor em casa, nos nossos empregos, na nossa vida social e familiar. Temos de lutar pela liberdade... todos os dias em todos os actos que praticamos... sendo honestos, isentos, competentes e patrióticos.

A liberdade é como a vida... só a merece que sabe conquistá-la todos os dias!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário