terça-feira, 19 de abril de 2011

Juros da dívida espanhola continuam a bater recordes

Os juros cobrados pela dívida pública de Espanha continuam nos níveis mais elevados desde que o país entrou para o euro. O custo da dívida a dez anos supera os 5,57%, com uma diferença de mais de 231 pontos básicos em relação aos títulos soberanos da Alemanha. 
O El Mundo destaca hoje que, tendo em conta as cotações nos mercados secundários, por cada 10 milhões emprestados a Espanha paga 251.020 euros em juros. O jornal atribui esta subida ao regresso em força das dúvidas sobre a solvência da zona euro.

Ao mesmo tempo que Portugal negoceia o seu resgate internacional com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, aumentam as dúvidas sobre a capacidade da Grécia em pagar a sua dívida, apesar de ter apresentado um novo plano de austeridade e de vendas milionárias de activos, sem ter de recorrer à renegociação. Além disso, o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, insiste em exigir uma renegociação dos termos do resgate de 85 mil milhões que salvaram o país da bancarrota.

Também não está a ajudar o resultado das eleições na Finlândia, na qual se registou uma subida notável dos Verdadeiros Finlandeses, partido de extrema direita que rejeita planos de resgate na zona euro e poderá ter uma palavra decisiva quando o resgate a Portugal for votado no parlamento finlandês.

IN: DN Economia

"A Espanha não é a Grécia!" -  Mas onde é que eu já ouvi isto???

Sem comentários:

Enviar um comentário