sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Navepegos - Um Case-Study de sucesso em Faro

Caros amigos,

Quase toda a gente conhece o estaleiro naval NavePegos, que se situa por detrás da estação de caminhos de ferro, junto à Escola de Enfermagem de Faro.

Esta empresa tem representado o que de melhor se tem feito em Faro ao nível tecnológico, da gestão e da oferta do produto. O estaleiro já existe penso que desde 1943, mas nos moldes do negócio actual, penso que funciona a cerca de 15 a 20 anos.

Inicialmente este estaleiro era apenas um terreno de terra batida com alguns edifícios onde se amontoavam os barcos. Hoje não... a evolução foi colossal, para melhor.

Toda a área do estaleiro está cimentada, as posições estão completamente definidas, existem casas de banho, chuveiros, oficinas, armazéns para guardar material, entre muitas outras coisas.

O estaleiro tem uma capacidade que julgo que deve andar pelas 300 embarcações, tendo para as movimentar um pequeno monta cargas para embarcações até 7 metros, e ainda dois pórticos  que conseguem mover embarcações até 40 toneladas, 2,2 metros de calado e 4,95 de boca.

O mix de serviços prestados pelo estaleiro é imenso, lavagens de casco, pintura, reparações diversas, venda de sobressalentes, serviços de mecânica e claro, o produto principal - parqueamento de embarcações.

O Bruce, que penso que dispensa apresentações em Faro (só há poucos dias é que descobri o verdadeiro nome dele... é Fernando), tem trabalhado arduamente para conseguir por esta organização de pé e a funcionar, lutando contra as burocracias e adversidades que lhe tem aparecido pelo caminho, e eu sou testemunha do seu esforço, uma vez que o conheço a mais de 20 anos, e por quem tenho uma grande admiração pelo seu esforço e determinação.

Era necessário dragar o canal entre o estaleiro e as 4 águas, de modo a que embarcações maiores pudessem vir ao estaleiro, por forma a dinamizar o negócio e poder prestar melhor o nível de serviço actual que está condicionado às marés. Para isso o Bruce  adquiriu um enorme batelão que tem uma draga de balde e dispôs-se a fazer esse trabalho, mas penso que o processo está empancado algures na burocracia.

Triste pais este, que não deixa trabalhar quem produz riqueza, quem gera trabalho, e quem faz esta cidade uma verdadeira Cidade Náutica.

Deixo-vos aqui este vídeo, que mostra como se processa a entrada de uma embarcação de grandes dimensões desde as 4 águas até ao estaleiro Navepegos, mostrando passo a passo como tudo se processa, incluindo como o barco é elevado, vendo-se o pórtico de 40 toneladas a funcionar.


Desculpem o video foi feito por um cliente inglês, está narrado em inglês, mas penso que mesmo que nao saibam falar inglês, conseguem perceber a mecânica do processo.

Se quiserem obter a tabela de preços e serviços do estaleiro podem enviar um mail para nave.pegos@gmail.com

Cumprimentos cordiais

Luis Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário