sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Como pedir um aumento ao seu superior em momento de crise?

Caros,

Neste momento de crise, a maioria das empresas mesmo que esteja a gozar de um bom momento de facturação e expansão, aproveita sempre a dita "crise" para não ter de aumentar os funcionários que mais produzem.

Normalmente no estrangeiro as coisas são um bocadinho diferentes, aqueles que mais se destacam, aqueles que são mais eficientes, os mais motivados, em regra são sempre apoiados pelas empresas com alguns incentivos, em ordenado, em condições, em prémios de produtividade, etc, sobretudo para se motivarem ainda mais e ultrapassarem as suas próprias metas. Trabalhador satisfeito e feliz é altamente produtivo.

Em Portugal é tudo ao contrário. As entidades patronais tem a filosofia que de... se o trabalhador não se queixa, então é não vale a pena motiva-lo porque já está motivado. Além disso, se ele trabalha bem com pouco, para que dar-lhe mais? Só ia estragar o trabalhador e deslumbra-lo.

Eu costumo dizer que em Portugal não há empresários empreendedores... há patrões (no velho sentido do termo - inicio do sec XX).

Assim deixo-vos aqui este vídeo, peço desculpa por ser em brasileiro, mas acho que é extremamente importante o seu conteúdo.

Cumprimentos cordiais

Luis Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário