segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vergonha na doca de Faro

Ponte Ferroviária sob a entrada da Doca de Faro


Caros Amigos,

Ontem após o jantar fui dar uma volta até a baixa, passando no bar do Ginásio Clube Naval. Após uma voltinha pelas redondezas verifiquei que existia uma enorme fila de barcos para entrar na doca.
 Olhei para a tabela de marés que estava na vitrina e verifiquei que a preia-mar deu por volta das 18:16 na barra, ou seja perto das 18:40 na zona da doca.

Assim, para embarcações cabinadas ou com varandim alto, só a partir de meia maré e que conseguem entrar na doca. Eram perto de 21:20 a ainda estavam perto de 4 barcos para tentar entrar na doca.

Meus senhores, até quando é que as pessoas vão ter a sua vida condicionada por causa de uma ponte que serve meia dúzia de comboios por dia e que impede que os cidadãos farenses usufruam da sua ria, vão a pesca, passear, etc e regressem a sua doca quando for o momento adequado.

Eu por exemplo, quando vou a pesca, tenho de estar a fazer contas a que horas posso sair, e a que horas posso voltar, e porventura tem fins de semana que não consigo sair com o barco porque os horários não são compatíveis com as marés.

Estamos em pleno século XXI, chega, Faro é a capital do Algarve. Não há nenhuma marina em Portugal com os constrangimentos que esta tem. Está na altura de acabar com isto.

Façam-se petições, fale-se disto nas assembleias gerais do Ginásio Clube Naval, discuta-se publicamente, mas deve urgentemente ser encontrada uma solução para aquela famigerada ponte, que não é mais que um empanco à vida das pessoas.

Cumprimentos cordiais

Luis Passos

6 comentários:

  1. eu já nem sei o que dizer acerca desta ponte, era uma bomba e pimba!

    ResponderEliminar
  2. Até parece que todos os problemas de Faro se resumem a uma ponte que só não abre e fecha por causa de uma peça qualquer...
    :(

    ResponderEliminar
  3. Era bom náo esquecer as embarcações à vela. Onde está a marina de Faro para essas embarcações? No Algarve, sobretudo no sotavento, não há marinas dignas desse nome.

    Rui Ornelas

    ResponderEliminar
  4. Pois, por acaso não se resumem a apenas à ponte, mas é preciso começar por algum lado.

    A ponte funciona, não lhe falta peça nenhuma; o problema dela é que não está automatizada. Só consegue ser aberta mo local, através de um processo moroso e complexo.

    Já que não se vai avançar com a marina nova, é urgente resolver este problema, de modo a que os cidadãos farenses se reconciliem com a sua ria.

    Cumprimentos cordiais

    Luis Passos

    ResponderEliminar
  5. Caro Luis Passos é com imenso prazer que vejo esse blog criado por si.Pelo que tenho acompanhado no Defesa de Faro,os seus comentários demonstram que é uma pessoa que se interessa pelos problemas da Ria Formosa.
    A Ria Formosa foi eleita uma das 7 Maravilhas da Natureza,mas as pessoas séria sabem que essa Maravilha está todos os dias a ser atacada por que diz maravilhas dela.
    Conforme o Rui Ornelas e com razão a marina de Faro serve um clube de vela, mas os velejadores, tem de passar por debaixo da ponte com os mastros em baixo.

    Faro é a Capital d Algarve e devia de em conjunto com Olhão e Tavira ter meios de transporte Ferroviário condizentes para a época,mas não os actuais comboios são os mesmo de há 40 anos mas com menos carruagens,enganaram o Cavaco Silva quando esse andou de comboio no 10 de Junho,pois as carruagens foram modificadas para o evento do dia de Portugal,aliás o mesmo acontece quando os ministros visitam os hospitais os portos de pescas as escolas etc etc.
    vivemos numa região de responsáveis mentirosos ,onde mostram aos governantes aquilo que não somos e depois perdemos o poder de exigir,o que não temos.

    ResponderEliminar
  6. Se bem me lembro essa ponte deixou de poder ser aberta aquando da renovação da mesma, há muitos anos atrás, me lembro muito bem de ver a substituição da mesma e de fazer a pergunta se a mesma iria poder abrir como a antiga e me foi dito que não.
    Também me lembro bem de ver a própria ponte sendo aberta pelos funcionários da CP, era um processo demorado e só era aberta para sair ou entrar veleiros.
    Desde a renovação nunca mais foi aberta.
    Façam uma estaçao de combois no largo de são francisco e a ligação á estação de autocarro ou concluam o projecto que esta na calha faz tempo de construir a estação noutro lugar.

    ResponderEliminar