sábado, 11 de setembro de 2010

Parte III - Transportes Rodoviários em Faro – Uma história contada em fotografias

No que toca aos transportes urbanos de Faro, tivemos alguns autocarros famosos, como este Volvo do final dos anos 70. Quem não se lembra de ter viajado nele na linha Atalaia - Jardim - Praia de Faro, ou ainda nas linhas Jardim - Mar e Guerra - Patacão.
Fig 16 - Volvo - Transportes Urbanos da Cidade de Faro
Estes autocarros foram depois recondicionados  nos anos 90 pela CAMO (foi-lhes alterada a frente, os painéis laterais foram substituídos por painéis de fibra de vidro e os bancos foram substituídos por bancos de plástico laranja).
Fig 17 - Volvo, Transportes Urbanos de Faro (recondicionado)

 Recordo-me ainda deste autocarro da fotografia, o 9143, matricula BH-29-20, quando entrou ao serviço estava pintado de castanho fazendo publicidade aos Casinos do Algarve.
Outro autocarro que também fazia as carreiras urbanas de Faro e também Loulé ou Albufeira eram os UTIC-Leyland.
Fig 18 - UTIC Leyland em Albufeira a caminho de Faro
 
Este foi dos primeiros autocarros a introduzir uma caixa de velocidades semiautomática robotizada. Ou seja, não tinha pedal de embraiagem, e tinha uma alavanca de caixa de velocidades normal, só que o comando da caixa era eléctrico. Ao mover a alavanca para uma determinada posição, estava-se a dar ordem para engrenar determinada velocidade, mas o comando era eléctrico, e por isso não havia esforço em mover a alavanca. Excelente para percursos de cidade.
Tivemos ainda durante 2 temporadas de verão, um autocarro articulado a operar na linha Penha – Praia de Faro, era igualzinho ao da Fig 19. Quem o conduziu foi o famoso motorista Sr. Cabrita.
Fig 19 - Veiculo articulado
 Para terminar, quero ainda salientar outro autocarro famoso, um UTIC-AEC, que era o autocarro do Sporting Clube Farense.
Fig 20 - Autocarro do Sporting Clube Farense
Dispunha de 26 lugares, e alguns luxos como televisão e um degrau de acesso escamoteável. Tem uma historia engraçada relacionada com a matricula. O treinador na época era o Carlos Silva, e dizia que o autocarro tinha as suas iniciais (CS) e seguia-se a sua data da nascimento (3/5) e data de casamento (5/9).

Chegou então ao fim esta nossa viagem de autocarro através do tempo, espero que tenha sido do vosso agrado, e até a próxima.

Cumprimentos cordiais

Luis Passos


Sem comentários:

Enviar um comentário