Fig 16 - Volvo - Transportes Urbanos da Cidade de Faro |
Fig 17 - Volvo, Transportes Urbanos de Faro (recondicionado) |
Outro autocarro que também fazia as carreiras urbanas de Faro e também Loulé ou Albufeira eram os UTIC-Leyland.
Fig 18 - UTIC Leyland em Albufeira a caminho de Faro |
Este foi dos primeiros autocarros a introduzir uma caixa de velocidades semiautomática robotizada. Ou seja, não tinha pedal de embraiagem, e tinha uma alavanca de caixa de velocidades normal, só que o comando da caixa era eléctrico. Ao mover a alavanca para uma determinada posição, estava-se a dar ordem para engrenar determinada velocidade, mas o comando era eléctrico, e por isso não havia esforço em mover a alavanca. Excelente para percursos de cidade.
Tivemos ainda durante 2 temporadas de verão, um autocarro articulado a operar na linha Penha – Praia de Faro, era igualzinho ao da Fig 19. Quem o conduziu foi o famoso motorista Sr. Cabrita.
Fig 19 - Veiculo articulado |
Para terminar, quero ainda salientar outro autocarro famoso, um UTIC-AEC, que era o autocarro do Sporting Clube Farense.
Fig 20 - Autocarro do Sporting Clube Farense |
Dispunha de 26 lugares, e alguns luxos como televisão e um degrau de acesso escamoteável. Tem uma historia engraçada relacionada com a matricula. O treinador na época era o Carlos Silva, e dizia que o autocarro tinha as suas iniciais (CS) e seguia-se a sua data da nascimento (3/5) e data de casamento (5/9).
Chegou então ao fim esta nossa viagem de autocarro através do tempo, espero que tenha sido do vosso agrado, e até a próxima.
Cumprimentos cordiais
Luis Passos
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