segunda-feira, 16 de maio de 2011

Procurador do TPI pede mandado de captura contra Kadhafi

O procurador-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu um mandado de captura para o líder líbio Muammar Khadafi e o seu filho, Saif al-Islam, por crimes contra a humanidade. Luis Moreno-Ocampo quer ainda ver o chefe dos serviços de espionagem, Abdullah al-Senussi, cunhado de Khadafi, responder pela repressão às manifestações pró-democracia, adianta a Reuters.



A medida, pedida hoje, justifica-se pelos “ataques generalizados e sistemáticos a civis”, adiantou Moreno. Mas será quase seguramente ignorada pelos seus visados, avisou antecipadamente o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Khalid Kaim, que adiantou que o TPI é um “bebé da União Europeia criado para políticos e líderes africanos”, cita a BBC.

Tal como a maioria dos países africanos, e também os Estados Unidos, a Líbia não reconhece o TPI.

Caberá agora aos juízes do TPI decidir se os mandados de captura serão, ou não, emitidos. O gabinete de Luis Moreno-Ocampo afirmara já ter analisado mais de 1200 documentos e realizado 50 entrevistas com responsáveis e testemunhas, e que há razões suficientes para exigir a detenção dos três responsáveis, suspeitos de crimes contra a humanidade (assassínio e perseguição) depois das manifestações anti-Governo que começaram a 15 de Fevereiro na Líbia (só durante esse mês terão morrido entre 500 e 700 pessoas).

Moreno-Ocampo considerava ter “provas que mostram que as forças de segurança líbias efectuaram ataques generalizados e sistemáticos contra a população civil e levar à identificação daqueles que têm a maior responsabilidade criminal por esses crimes”, lê-se num comunicado do seu gabinete.

“Para além disso, há informação relevante sobre alegados crimes de guerra quando a situação evoluiu para um conflito armado. O gabinete vai analisar esses crimes com os mesmos padrões, em particular as alegações de violações e ataques contra africanos sub-sarianos que foram erradamente reconhecidos como mercenários”.

Ora aqui está algo interessante, então só agora, depois do atentado de Lockerbie que derrubou um Boeing 747-100 da PANAM com mais de 200 pessoas a bordo, depois de ter exterminado o seu próprio povo, depois de ter praticado actos terroristas fora do seu pais e que se vem dizer que este senhor é um criminoso de guerra e deve ser julgado?
 
Demorou a descobrir o que se soube desde sempre; que o dito sempre foi um ditador, só que era um ditador "conveniente". Não fez actos muito diferentes dos praticados por Blair e Bush. Não que esteja a inocentar Khadaffi, mas simplesmente a afirmar que os referidos em epigrafe são também excelentes candidatos a julgamento no TPI. 
 
Com a crise económica, o Ocidente perdeu completamente o Norte, e as instituições internacionais criadas por si e onde se espelham os valores universais transformaram-se em meros instrumentos políticos de um punhado de países, desacreditando-se assim perante o mundo.

Antes era o "Mon Ami Khadaffi" de quem recebiam férias pagas, viagens em avião particular, contratos de construção de infraestruturas milionários, entre outras coisas. Agora que ele ameaçou começar a negociar o petróleo em EUROS atacaram o seu pais, e acabaram com o governo.

Pois é, aconteceu o mesmo com o Iraque, quando Saddam ameaçou  começar a vender petróleo não em Dollars, mas sim em Euros, invadiram-lhe o pais e mataram-no. Khadaffi idem, ainda não o mataram, pois não se atreveriam a tanto, esta solução do TPI foi o que se arranjou. Quer um, quer outro, ditadores da pior espécie, que matavam e oprimiam o seu povo, mas só depois de muito tempo é que acharam que se deviam por fim aos seus regimes.

Este mundo é de facto uma hipocrisia, e o interesse económico é que manda. O resto são batatas.
Mas não se iludam, o dollar vai cair na mesma, já nada trava a divida americana... só mesmo uma 3ª Guerra Mundial, travada com armas e muito sangue.

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário