quarta-feira, 18 de maio de 2011

Desemprego dispara para 12,4% no trimestre

A taxa de desemprego em Portugal agravou-se para o valor recorde de 12,4% no primeiro trimestre de 2011. 
 
 
O valor acaba de ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e revela um aumento da taxa de desemprego quer face aos 11,1% observados no trimestre anterior quer em relação aos 10,6% registados no primeiro trimestre de 2010.

O relatório revela que o aumento relativamente aos últimos três meses do ano passado e ao trimestre homólogo reflecte o efeito de alterações introduzidas no modo de recolha e a modificações no questionário do inquérito ao emprego. No entanto, o INE também vai apresentar no boletim a divulgar às 15 horas as estimativas que se obteriam na ausência de alterações à metodologia.

Ontem, o IEFP revelou que, em Abril, estavam inscritos 541.974 desempregados, o que representa uma quebra de 5% face ao mesmo período de 2010, e um recuo mensal de 1,8%. São números que contrariam os valores hoje anunciados pelo INE e que indiciam que muitos desempregados já não estão a recorrer aos centros de emprego.


Meus caros,

Como já havia sido afirmado ontem, aqui, no Faro é Faro neste post uma redução de 5% na taxa de desemprego não é verosímil e tratava-se apenas de propaganda eleitoraleira.

Porque para que se verificasse uma descida de 5%, o desemprego teria de ter diminuído pelo menos em metade em termos homólogos. Com a crise que o pais enfrenta e a quantidade de empresas que fecha diariamente e manda centenas para o desemprego todos os dias não é possível termos taxas de crescimento da empregabilidade. Para além do que isso teria de ser reflectido no PIB, e em termos homólogos o que temos é uma contracção do PIB (dai dizer-se que estamos em recessão).

Logo, trata-se de pura propaganda do PS que foi desmentida pelo Instituto Nacional de Estatística.
O povo precisa de abrir os olhos e perceber. O que me faz pena é que a maioria do povo português não tem instrução suficiente para perceber estas coisas, porque só assim se justificam os resultados que o PS está a ter nas sondagens (em parte também se justifica pela muito má qualidade da oposição).

É provável que a taxa de desemprego diminua nos próximos tempos, mas não será pelo aumento da empregabilidade, será sim pelo aumento da emigração.

Vão ser muito complicados os próximos tempos, e o povo precisa de estar atento. Espero que o Faro é Faro seja um Farol que possa ajudar as pessoas a perceber melhor estes fenómenos e maningâncias, ajudando a desmascarar esta canalha politica que nos (des)governa.

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário