quinta-feira, 26 de maio de 2011

O couraçado Bismarck - faz hoje 70 anos do seu afundamento

 
Foi a 14 de Fevereiro de 1939 que o Gigantesco casco de um navio de guerra ainda em construção foi lançado à agua nos estaleiros de Hamburgo Blohm und Voss. A data seria festejada pelo partido Nazi como o dia do ressurgimento do poderio militar do Reich. O próprio Hitler esteve presente no acto de lançamento do navio.


 (clicar em qq imagem para ampliar)

O seu nome era Bismarck, dado em honra do antigo chanceler Otto Von Bismarck.
O Bismarck era o navio de guerra mais pesado que já alguma vez tinha saído de estaleiros europeus, com os seus 251 metros, 36 metros de boca, 10 metros de calado, deslocando 52.000 toneladas e uma velocidade máxima de 30 nós, equipado com 8 canhões de 15 polegadas (381 mm) e demais artilharia ligeira, era um adversário temível.

A sua tripulação era composta por 2340 homens, dispunha ainda de 4 hidroaviões ARADO Ar 196 que podiam ser lançados de uma catapulta e depois poderiam aterrar no mar ao lado do navio, seriam recolhidos por umas gruas instaladas na zona do través.

A propulsão do navio era garantida por 3 turbinas a vapor Brown & Boveri que debitavam 138.000 cavalos no total. O sistema de propulsão em 3 eixos tinha a vantagem de ser mais leve em relação aos de 4 eixos, menos maquinaria, logo menos peso, mais velocidade. No entanto esta opção revelou-se pouco eficaz, sobretudo em situação de perda do leme, o navio tornava-se quase ingovernável só jogando com os hélices, bem como que no caso de perda de um veio, 1/3 da potência disponível ficaria inutilizável.


O navio estava equipado com um novíssimo sistema de controlo de fogo por radar, bem como um bom sistema de controlo de danos. A blindagem  era imensa, chegando a atingir 320 mm nas laterais a 340 mm  nas torres.

A primeira missão do navio foi o chamado "Exercício Reno", sob comandado do comandante Ernst Lindemann e a frota sob comando do almirante Gunter Lutjens o navio e o cruzador pesado Prinz Eugen, iriam do Báltico para o Atlântico, via Noruega e possivelmente pelo canal da Dinamarca. Ai iriam juntar-se a eles os cruzadores Scharnhorst e Gneisenau, e atacariam todos os navios mercantes aliados que lhes aparecessem pela frente. A missão era tão importante que Hitler vai até Gdynia para se despedir pessoalmente dos marinheiros.



Mas os ingleses, com a ajuda de um avião Spitfire de reconhecimento, detectou os dois navios de guerra num fiorde da Noruega, transmitiu a sua posição e a frota britânica saiu para o Canal da Dinamarca com o objectivo de interceptar e afundar. O ataque era liderado pelo Courçado Hood, o mais poderoso navio da armada britânica e pelo Prince of Wales.


 As frotas são avistadas, os navios abrem fogo. O Bismarck é atingido por umas salvas do Hood mas sem gravidade, mas o controlo de fogo por radar do Bismarck era infalível, no segundo disparo acerta-lhe em cheio fazendo o navio explodir. O Hood afundou-se em 6 minutos de batalha. O Prince of Wales teve de fugir para não ser afundado.

Os navios então dirigiam-se alta velocidade para o atlântico, mas estavam a ser perseguidos, durante a noite o Prinz Eugen, consegue escapar e dirige-se para França, BREST para efectuar algumas reparações, onde chegaria mais tarde. O Bismarck mantém o rumo ao atlântico. O porta aviões Ark Royal, lança um ataque com aviões torpedeiro Fairey Swordfish. Aparentemente os ataques não dão em nada, os frágeis biplanos mal conseguem aproximar-se do Bismarck, mas por azar, um dos torpedos falha o navio, mas acerta-lhe no leme em cheio. O navio perde a capacidade de governar, utilizando os motores para dar direcção também não funciona bem. O navio estava condenado.

Tenta-se lançar o hidroavião com o diário de guerra e cartas dos marinheiros que sabiam que iam morrer para a familia, devido ao mar agitado não será possível. A catapulta encrava.
O almirante Lutjens manda então a mensagem para Berlin: - "Navio Ingovernável. Lutaremos até a nossa ultima munição. Vida longa ao Fuhrer".


Inicia-se então a batalha final com o cerco que a Royal Navy começa a fazer ao navio. O bismarck incapaz de manobrar não consegue defender-se das munições inimigas e aos poucos as suas peças de artilharia vão-se calando. Contudo, os britânicos não conseguem afundar o navio. Este é afundado devido a cargas explosivas colocadas sob a quilha pelos próprios tripulantes, temendo que o navio cai-se em mãos inimigas.


O navio foi ao fundo com o estandarte asteado.

Deixo-vos então do documentário sobre o navio narrado em Português:


FICHA TÉCNICA

Comprimento: 251 m (total) / 241,5 m (linha d’água)
Boca: (largura): 36 m
Calado: 10,2 m
Deslocamento: 41.700 ton. (padrão) / 50.900 ton. (plena carga)
Propulsão: Turbinas a vapor, 3 eixos (138.000 shp)
Velocidade Máxima: 30,12 nós
Blindagem: 320-220mm (lateral), 50 + 80-120mm (convés), 360-180mm (torres) e 340-220mm (barbetas)
Armamento Principal: 8 canhões de 380mm/L45 (4 torres duplas)
Armamento Secundário: 12 canhões de 150mm/L55 (6 torres duplas)
Armamento Antiaéreo: 16 canhões de 105mm/L65 (8 torrres duplas),16 de 37mm/L83 (8 montagens duplas) e 18 simples de 20mm
Aviões: 4 hidroaviões Arado Ar 196
Tripulação: 2.340

Autoria do Texto: Luis Passos
Imagens: http://www.maritimequest.com


1 comentário:

  1. Muito bom saber. Desta história. Que marcaram há humanidade. Deus os abençoe. Ap. Julio Cesar Amaral

    ResponderEliminar