sexta-feira, 20 de maio de 2011

Gasolina desce até 4 cêntimos por litro na próxima semana

O preço da gasolina vai registar a maior descida do ano já a partir de segunda-feira. 


O comportamento dos mercados antecipa uma descida dos preços dos combustíveis em Portugal na próxima semana.

Segundo dados da Bloomberg, o preço da gasolina nos mercados internacionais desceu esta semana quase 3%. No entanto, no acumulado das duas últimas semanas, este combustível desvalorizou 6%, o que significa que - e passados dois meses - que a partir de segunda-feira os consumidores portugueses vão pagar menos para abastecer o depósito nas bombas.

No mesmo sentido, as cotações do gasóleo recuaram 1,3%, permitindo antever uma nova descida dos preços a partir da próxima semana. Contudo, e face aos preços da gasolina, a descida será residual. Recorde-se que nas últimas semanas o 'diesel' desvalorizou cerca de quatro cêntimos por litro nos postos de abastecimento nacionais, sendo que desde Abril - altura em que registou um novo máximo histórico - já recuou perto de 6 cêntimos.

Contactada pelo Económico, fonte da Galp - que é líder de mercado - disse que esta semana "os preços nas bombas vão reflectir, como em todas as semanas, a cotação dos produtos nos mercados internacionais e no caso da gasolina a descida vai ser mais acentuada".

Já nos Mosqueteiros (que controla os supermercados Ecomarché e Intermarché) "os combustíveis vão descer na próxima semana, a acompanhar os movimentos das cotações de mercado, sendo que o preço da gasolina poderá diminuir em média entre três a quatro cêntimos por litro a partir de segunda-feira", salientou fonte da empresa.

O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,629 euros enquanto o do gasóleo vale 1,389 euros. Desde o início do ano, o preço do 'diesel' já subiu mais de 11 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 14 cêntimos por litro.
O último relatório da Comissão Europeia mostra que os preços praticados actualmente em Portugal são dos mais elevados da União Europeia, antes e depois de impostos.


Até que enfim... uma boa noticia, já havia algum tempo que não andava com o carro, precisei sair e fui meter gasolina, quando vi o preço até me assustei... 25€ apenas levei 14 litros de gasolina! Um roubo!!!
Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário