segunda-feira, 30 de maio de 2011

Acordo de amizade entre Faro e Comodoro Rivadavia reforçado na Argentina

O acordo de amizade entre Faro e Comodoro Rivadavia, na Patagónia (Argentina), foi reforçado recentemente, com a presença do presidente da autarquia farense, Macário Correia, em visita oficial àquele país da América do Sul.

Na primeira metade do século passado, centenas de algarvios partiram rumo à Argentina, concentrando-se em Buenos Aires, La Plata, mas muito em especial no sul, Comodoro Rivadavia (região de Chubut), onde o atual intendente é descendente de famílias de Faro e o atual governador é filho de um casal farense (do Patacão).

Em 2008, o governador Mário das Neves esteve em Faro e celebrou com o município de Faro um acordo de amizade, agora reforçado em Comodoro, na presença de Macário Correia e do intendente Martin Buzzi.

A associação portuguesa, em conjunto com a autarquia prepararam um conjunto de actos, cerimónias e visitas, para o desenvolvimento das relações entre as duas cidades tendo como elo de ligação os farenses e outros algarvias aí residentes.

“Perspetivam-se, no futuro, ações com jovens e com grupos culturais e desportivos, com o intuito de se desenvolverem laços de cooperação e de amizade”, refere a autarquia de Faro, em nota de imprensa.

Esta visita oficial incluiu também uma “profícua reunião” com empresários luso-argentinos da região de Buenos Aires, preparada pela embaixada com o objetivo de lhes apresentar algumas perspetivas de investimento em Faro.

“Os farenses espalhados pelo mundo merecem não cair no esquecimento das instituições bem como todas as oportunidades de os manter informados e entusiasmados com alguns investimentos em Faro, deve fazer parte das nossas missões”, sublinha a edilidade. 

Muito gostava eu de saber qual foi o sentido de oportunidade de realizar esta viagem oficial a Patagónia. Para quem não sabe, a Patagónia é uma localidade que fica no extremo sul da Argentina, uma localidade fabulosa e um destino turistico por excelência.
A pergunta que faço é: -  O que o presidente Macário foi la fazer? Quais são os laços que unem Faro á Patagónia? Que tipo de negócios poderemos fazer lá? Existem lá empresários interessados em investir aqui e gerar emprego? Bem... são perguntas que gostaria de ver respondidas.
Caso contrário, fico a pensar o que terá levado o Presidente Macário a fazer tal viagem, senão o facto de querer ter umas férias pagas na Patagónia, um lugar de sonho que se calhar muitos desejariam visitar, incluindo eu próprio.

Enquanto anda por ai em programas televisivos a falar mal dos funcionários do Município, deveria ter mais cuidado e não andar a gastar o dinheiro dos Farenses, cuja Câmara está na ruína em viagens à Patagónia cujo proveito é nulo, enquanto outros... andam a trabalhar no duro... todos os dias. Haja decência e decoro!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

1 comentário:

  1. Subscrevo as perguntas..., mas corrijo, a PANTAGONIA não é uma localidade..., é uma região!

    ResponderEliminar