quinta-feira, 19 de maio de 2011

Eng Macário faz triste figura na Julia Pinheiro

A minha mãe foi ao António Nobre comprar um comando novo para a televisão do quarto dela, e quando fui experimentar o comando novo, pimba, liguei a televisão e dei de caras com o Macário.

Sinceramente, foi lamentável o que vi, e já só apanhei a parte final. O Sr. Presidente Macário continua a lavar roupa suja em publico, nas televisões em vez de o fazer em sede própria, ou seja dentro da Câmara. Quer dar a ideia à opinião publica de que é muito competente e quer obrigar os outros a trabalhar, mas não é assim que o vai resolver.

Porque se ele conseguisse resolver os problemas internamente não era preciso vir fazer estes tristes espectáculos para a comunicação social, seriam os próprios funcionários a elogiar o excelente trabalho realizado. Isto só serve para deitar gasolina na fogueira no fogo que hoje em dia arde na Câmara.

Para além disso, os exemplos de alcoolismo que utilizou penso que são uma ofensa para os trabalhadores da Câmara. Eu se fosse trabalhador municipal ficava ofendido. 

Como dizia um dos meus professores na universidade, quando alguém não consegue concluir um determinado trabalho, cria um ruído de fundo e anda ali as voltas a moer, a moer, e não se vê resultado nenhum. É precisamente o que está a acontecer ao Eng. Macário neste momento.

No final isto vai acabar muito mal para ambas as partes, ou seja, trabalhadores da Câmara e também para o Eng. Macário. Isto não dignifica as instituições, não dignifica os trabalhadores; quando alguém quiser chamar mandrião a alguém haverá sempre comparações do género... Então meu malandro?? Mas tu pensas que és trabalhador da Câmara de Faro?? Normalmente, estes são rótulos que entram e depois já não saem mais, e sujam e lambuzam o nome de uma instituição.

Se o Eng. Macário quer melhorar a produtividade dentro da Câmara, em vez dos assessores e amigos incompetentes que trouxe de Tavira, tivesse contratado um ou dois especialistas em gestão de recursos humanos e tivessem feito uns ciclos de optimização teria dado menos confusão, tinha saído mais barato à câmara e esta não saia com a imagem prejudicada como está a sair!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

VEJA O VIDEO DA ENTREVISA E TIRE AS SUAS CONCLUSÕES

9 comentários:

  1. nem sei como descrever este ser... eu não bebo nunca faltei a um dia de serviço em nove anos excepto a um acidente de trabalho e a licença de maternidade... nunca fui de ir para o café e muito menos ir passear para a baixa...sempre cumpri com o meu horário e objectivos profissionais... e ao fim de nove anos de dedicação, sim porque gostava do meu trabalho e era reconhecida por ele, este indivíduo achou-se no direito de não me renovar o contrato... hoje agradeço pois sinceramente a mim se fosse ainda funcionária desta câmara este indivíduo não viria para a tv nacional ofender-me e ficava a rir... teria com certeza um processo de difamação...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela excelente intervenção que teve na SIC! Isto não é lavar roupa suja, mas sim expor publicamente a vergonha que são as Entidades Públicas no nosso País!!! Revela bastante coragem da parte do Sr. Macario e um sentido de responsabilidade que se devia estender a todos os autarcas e funcionários públicos. Para além da coragem, revelou o conhecimento que tem sobre o funcionamento dos serviços e organismos da sua autarquia, o que é essencial para uma boa gestão dos mesmos. E mais uma vez ficou patente no debate a autêntica demagogia de que infelizmente muitos sindicatos vivem.
    Muitos parabéns e continuação do excelente trabalho! Dêem lugar aos jovens que realmente querem trabalhar e fazer algo por este País!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo das 12:10,

    Desde já lhe agradeço o comentário, é sempre bom e aqui neste blog gostamos muito de ter o contraditório. Pena que mais pessoas nao comentem aqui os posts. Ou são timidas ou nao gostam de falar! É pena... porque neste blog não há censura... É um espaço livre, aberto e plural.

    Quanto ao Eng. Macário, bem... só lhe queria dar (a ele) mais este recadinho. Veja o exemplo do seu colega de Partido RUI RIO do PSD-Porto.

    Veja o excelente trabalho que Rui Rio fez na Câmara do Porto. Alguma vez viu o Rui Rio vir para a comunicação social fazer coisas destas? NUNCA!!! E sabe que a situação na Câmara do Porto era bem pior que a de Faro, depois de vários mandatos Socialistas em que a máfia imperava dentro da Câmara, havia um Polvo Socialista la dentro com tentáculos tenebrosos que se expandiam a todos os serviços, que emperravam o andamento dos processos, que amedrontavam as pessoas, que inibiam o regular funcionamento das instituições... etc.

    Rui Rio conseguiu dar conta do Polvo (que até o cozinhou a lagareiro) sem fazer barulho... caladinho e muito sereno e com muita sabedoria, apesar dos trabalhadores da camara do porto virem para a rua fazer forrobodó... alguem aqui ainda se lembra das greves dos lixeiros? Eu lembro-me muito bem. Queriam subsidio nao queriam? Rui Rio deu-lhes o chá!

    Agora vejam como está a Câmara do Porto! É a Câmara mais bem gerida do Pais, das poucas ou mesmo a única com o orçamento equilibrado e muito pouco endividada.

    Sr. Macário... Seja humilde, não faça essas exposições publicas... não se rebaixe, você não precisa disso. E mais... para se fazer obedecer não precisa ser tirano... Basta fazer as coisas com lógica. Eu na minha profissão tenho de lidar com vários subempreiteiros diferentes, cada um com a sua sensibilidade. Chego a ter 300 a 400 pessoas em obra ao mesmo tempo. Para gerir aquela gente toda sem dar confusão é preciso perceber como elas trabalham e como elas pensam.

    Só assim é que vai chegar la. E por favor, reveja aquela maldito plano financeiro! Não sei quem o ajudou naquilo, mas aquilo é uma treta! As criticas que foram feitas naquele dia na assembleia pelo grupo do PS estavam absolutamente correctas, e do ponto de vista económico eram significativamente relevantes.

    Aquilo vai provocar um garrote financeiro na cidade sem precedentes. Se quer fazer dinheiro e não sabe como... posso lhe dar umas sugestões. Agora assim, desta forma não!

    Já se percebeu que Eng. Macário não capacidade para administrar uma cidade como Faro. O Eng. Macário faz-me lembrar a mim próprio quando comecei a minha carreira profissional. Eu também era assim... impulsivo, truculento, gostava de exibir os erros dos outros nas reuniões, de puxar as orelhas, etc etc.

    Isso só me trouxe dissabores, e mais tarde percebi que não era assim que as coisas se faziam. Se se conseguir fazer com que as pessoas façam aquilo que tem de ser feito mas de outra forma, penalizando quem prevarica, mas tendo policias serias, correctas e que fazem sentido... isso sim... não é criando um estado policial dentro da Câmara! Pense nisso... e se precisar de ajuda peça... que ao contrários de uns e outros... apesar de não gostar particularmente de si.. Não lhe volto as costas! Nem a si... e nem a minha cidade!

    Cumprimentos cordiais

    Luís Passos

    ResponderEliminar
  4. Upps no post anterior enganei-me nao é policias serias mas sim politicas serias!

    Obrigado

    Luis Passos

    ResponderEliminar
  5. Para cabo quarteleiro? não havendo alternativa...; agora liderar uma equipa tão diversa, com gente do melhor ao pior? Está há muito tempo demonstrado que não;Uma chefia,entre outros atributos, é avaliada pela capacidade de transformar o mau em algo melhor.Um General não faz queixas (mais grave:em público é baixesa de carácter) dos seus oficiais, muito menos dos sargentos e muito muito menos dos soldados.Como já foi comentado -RUI RIO - um bom exemplo de equilíbrio em todos os aspectos; Macário Correia tem qualidades onde não se encontram as de liderança, de todo;

    ResponderEliminar
  6. É triste como criticam o Macário, os que criticam são aquela que tem vivido na sombra sem fazer puto e lixando os parceiros que tem que fazer o trabalho por dois ou três. À que criticar os que nada fazem que é a maioria da nossa sociedade, só assim é que se consegue valorizar os competentes. Devidos aos que não fazem nada e ganham bem são esses que tem levado o país para a situação em que estamos

    ResponderEliminar
  7. As qualidades de um chefe revelam-se quando transforma os subordinados maus em bons e os bons em excelentes.Fácil e sem mérito é afastar os maus ou menos bons, sem que antes se faça um esforço para os transformar em melhor.
    Há verdade e verdade; em política muito mais...

    ResponderEliminar
  8. Subscrevo inteiramente o comentário anterior, tal como outros acima.
    Em vez de vir fazer queixinhas em público (que mais não são que uma confissão de incompetência em resolver os problemas), deveria usar as suas supostas capacidades para melhorar efetivamente a CMF, tanto na utilização dos recursos humanos como materiais.
    Já pensou ele em dar mais e melhor formação aos trabalhadores que diz serem incompetentes?
    Gerir bem é aproveitar ou é descartar?
    Capitalizar ou anular?
    Punir ou incentivar?
    Cativar ou hostilizar?
    Responsabilizar ou estigmatizar?
    Resolver pontualmente ou generalizar?
    Ser mesquinho e detestado, ou magnânimo e estimado?

    ResponderEliminar
  9. o macario tem razao a verdade e que na camara continua a ser um grupo de 5 um que trabalha e 4 que fica a olhar trabalhar ja era assim nos velhos tempos ha muito para limpar no algarve

    ResponderEliminar