quarta-feira, 6 de abril de 2011

Segurança Social e seguradoras da Caixa compram dívida pública

O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social vai hoje ao mercado comprar dívida. 

O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social - que se destina a suprir eventuais défices do sistema de pensões dos portugueses no futuro - esteve nos últimos dias a vender activos financeiros estrangeiros para comprar dívida pública nacional, segundo apurou o Diário Económico junto de várias fonte do mercado.

Nos últimos dias, as vendas de activos financeiros intensificaram-se, por parte do Fundo da Segurança Social, numa altura em que o Ministério das Finanças se depara com dificuldades em encontrar investidores internacionais para a compra de dívida pública e quando os próprios bancos nacionais ponderam deixar de comprar dívida portuguesa. As vendas do Fundo coincidiram com a emissão extraordinária lançada no passado dia 1 de Abril, em que o IGCP colocou 1.645 milhões de euros e com a emissão de Bilhetes do Tesouro de hoje.

Manuel Baganha, presidente do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social (IGFCSS), entidade que gere o respectivo fundo, esclareceu que é uma prática corrente o instituto comprar e vender activos. Mas questionado sobre se estas operações tinham como objectivo adquirir margem financeira para depois comprar dívida pública, concretamente a operação de venda de Bilhetes do Tesouro de hoje, foi peremptório em esclarecer que as operações financeiras "são sigilosas" e que o fundo tem de cumprir rácios obrigatórios de dívida pública. Ou seja, como nos mercados a dívida pública portuguesa vale cada vez menos, o Instituto é obrigado a comprar mais dívida para respeitar o respectivo rácio, mas simultaneamente, compromete-se a rendibilidade do Fundo. Aliás, Manuel Baganha não deixou de salientar que a compra e venda de activos faz parte da actividade corrente do instituto por forma a rentabilizar o respectivo fundo.

1 comentário:

  1. Sócrates continua a realizar o seu trabalho 'Bieldbergo':
    - Mais activos do Estado desbaratados - Fundo da Segurança Social desfaz-se de investimentos para ajudar leilões de dívida.


    Um blogger anónimo - para quem quisesse ler - escreveu o seguinte:
    "Muitos partidos não passam de agencias e empresas internacionais travestidas de partidos para darem uma sensação de escolha,elas respondem directamente ao clube bilderberg e a sua missão é só uma:
    Delapidar os sectores estrategicos,privatizar as joias de ouro,decapitar qualquer força opositora(no caso de Portugal a PJ e o Exercito) e depois criar uma policia privada mercenaria e um gigantesco complexo de vigilancia electronica."

    .
    Nota: O blogger anónimo referiu que muitos partidos políticos estão infiltrados de 'Bieldbergos'; mas não são só os partidos... os SINDICATOS também... veja-se o Terrorismo_CGTP:
    - A filosofia do Terrorismo_CGTP é a seguinte: quem possui regalias acima da média... deve 'martelar' os mais fracos (um ex: aqueles que, como eu, estão dependentes dos transportes públicos para ir trabalhar)... para que depois os mais fracos façam pressão sobre o governo... no sentido de que este satisfaça as pretensões dos grevistas... frequentemente... desbaratando activos do Estado!...
    .
    .
    CONCLUINDO: o Estado tem muitos defeitos... mas permite-nos participar (e procurar melhorar as coisas)... MAS... quem quiser ficar à mercê dos globalistas maçonicos do clube bilderberg - ser UM SERVO dos novos senhores feudais... tchau: que faça bom proveito!...

    ResponderEliminar