sexta-feira, 1 de abril de 2011

Primeiro Ministro da Islandia julgado por negligência

Segundo o jornal Washington Times, o Parlamento da Islândia (Alþingi) aprovou por 33 votos a 30 que o ex-primeiro-ministro conservador Geir H. Haarde seja julgado em um tribunal especial por suposta negligência durante seu mandato, no qual houve um colapso bancário no país em Outubro de 2008. 

Segundo o jornal Washigton Times, o primeiro ministro Islandês Geir Haarde será o primeiro líder mundial a comparecer perante um tribunal especial para julgar actos de negligência  na condução dos negócios públicos, na sequência da crise financeira que o pais atravessou. Este artigo já tem uns meses, é de Outubro do ano passado, e pode ser lido aqui.

REYKJAVIK, Iceland (AP) — Iceland‘s former prime minister has become the first world leader to be referred to a special court for possible prosecution on charges that he acted negligently in the lead-up to the country’s financial crisis.
Tuesday’s parliament vote means that former Prime Minister Geir Haarde will appear before a special court for allegedly failing to prevent the financial crash of 2008.
Iceland‘s debt-fueled financial system collapsed at the height of the worldwide financial crisis, sending its currency tumbling and unemployment soaring.
 
Aqui na nossa santa terrinha, os políticos cometeram todo o tipo de crimes, aldrabaram, mentiram, praticaram gestão danosa, porventura até roubaram, etc, etc, e ninguém os faz enfrentar um julgamento.

É pela certeza de impunidade que os nossos políticos estão descansados e como o povo é sereno e carneiro, mais descansados ainda ficam.

Julgo que no final destas eleições dever-se-ia constituir uma comissão composta por juizes e economistas que iriam avaliar a performance dos nossos políticos e deveriam ser condenados pelos crimes de atentado contra o estado português sob forma de negligência no exercício de funções governativas e / ou outros crimes que vierem a ser apurados.

Mas não me parece que em Portugal haja gente com "eles" no sitio para desencadear um processo destes. Só mesmo na Islândia e países com nível de civilização superior ao nosso.

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

1 comentário:

  1. BoaVista

    O Sócrates também conduziu Portugal à bancarrota,
    pelo que deveria ser julgado judicialmente.

    ResponderEliminar