sábado, 26 de março de 2011

Financial Times: Portugal teria a ganhar se virasse província do Brasil

Colunista do Financial Times lança uma proposta provocadora para resolver a crise de dívida: que Portugal seja anexado pelo Brasil. 
 
A imprensa britânica não poupa na ironia para apontar saídas para a crise de dívida que Portugal atravessa. A equipa de colunistas do Lex do Financial Times diz que Portugal poderia se tornar uma província do Brasil.
"Aqui vai uma maneira ‘out-of-the-box' para lidar com o problema: anexação pelo Brasil (uma década de 4% de crescimento anual do PIB, muito mais elevado recentemente). Portugal seria uma grande província, mas longe de ser dominante: 5% da população e 10% do PIB".
E falam das vantagens, apesar da perda de ‘status'.
"A antiga colônia tem algo a oferecer, mesmo para além da diminuição dos ‘spreads' de crédito e, proporcionalmente, déficits em contas correntes governamentais muito mais baixos. O Brasil é um dos BRIC, o centro emergente do poder mundial. Isto soa melhor do que uma cansada e velha União Europeia", escreve o FT, numa alusão aos avanços e recuos do Velho Continente em lidar com a crise de dívida soberana.
Além disso referem que a UE considera Portugal problemático: "Sem governo, elevada resistência à austeridade e crônico desempenho econômico".

IN: Economico

Enfim... não sei se não seria uma solução... como isto está... venha o diabo e escolha!

Em 1580 perdemos a independência devido a uma crise dinástica e situação económica semelhante à actual. Agora já não há dinastias nem monarquias, mas há políticos de formação e qualidade duvidosa, há vendepatrias que trocam o seu pais por um punhado de lentilhas e lucro fácil.
Estamos perante um dilema semelhante ao de 1580, e ainda a procissão vai no adro... Esperamos os episódios dos próximos capítulos.   

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário