domingo, 20 de março de 2011

Milhares contra portagens

Foram milhares os algarvios que ontem participaram na marcha lenta na A22, Via do Infante, contra a introdução de portagens. Com cartazes alusivos à iniciativa, entre as 16h00 e as 18h00 circularam pela via, num claro sinal do descontentamento face à medida que é posta em prática a 15 de Abril.

"É uma vergonha, esta estrada já está paga com dinheiro comunitário", reclamava um popular, por entre buzinas, no cortejo que ligou Vale Paraíso, perto de Albufeira, ao Parque das Cidades, em Faro. "É a única estrada em condições, a EN125 não é alternativa", dizia outro, numa referência à nacional que liga o Algarve de ponta a ponta e que está em fase de requalificação.
A última tentativa das entidades regionais junto do Governo foi precisamente que a introdução de portagens na Via do Infante só fosse concretizada após a conclusão das obras na EN125. Mas nem isso foi atendido pelo poder central. Agora, teme-se os efeitos negativos da medida.

"Estou totalmente contra", disse ao Correio da Manhã Desidério Silva, presidente da Câmara de Albufeira e um dos participantes da marcha lenta. "As portagens vão ter um efeito muito negativo no turismo, em especial entre os turistas espanhóis", explicou o autarca. Na marcha, apelidada de ‘Algarve Livre sem Portagens’, participaram ainda outras figuras da região, como Manuel da Luz, presidente da Câmara de Portimão, ou Macário Correia, autarca de Faro e presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (ver discurso directo).

A participação acabou por superar as expectativas da organização, a cargo do ‘Movimento Algarve – Portagens na A22 Não’ e da Comissão de Utentes da Via do Infante. "Ficou demonstrada a insatisfação da população à introdução de portagens na importante via rodoviária", disseram. 
TODAS AS SCUT PAGAS A 15 DE ABRIL
A Auto-estrada A27, que liga Viana do Castelo a Ponte de Lima, e o troço norte da A28, entre Viana e Caminha, também terão portagens a partir de 15 de Abril.
De acordo com fonte do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o alargamento da cobrança àqueles troços, incluídos na concessão Norte Litoral, vai acontecer na mesma data da entrada em vigor das portagens electrónicas nas Scut Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve.
O Conselho de Ministros de 9 de Setembro de 2010 fixou o início da cobrança de portagens nas Scut do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata em 15 de Outubro e nas restantes quatro concessões "até 15 de Abril". 

COSTA CONFIA NO BOM SENSO
António Costa, vice-presidente do PS, confia no "bom senso" e na "maturidade política" do PSD para evitar uma crise política que "seria negativa para o País". Costa falava no Funchal, onde se deslocou para apresentar a moção de estratégia que tem como subscritor o secretário-geral José Sócrates. O dirigente admitiu que "se o PSD não se comportar responsavelmente na próxima semana" poderá haver eleições antecipadas, sustentando "não ser possível em Democracia as pessoas recusarem-se a negociar".  

DISCURSO DIRECTO
"GOVERNO TEM ATITUDE AUTISTA": Macário Correia, Pres. Comunidade Intermunicipal Algarve
Correio da Manhã – Ainda é possível evitar as portagens?
Macário Correia – O protesto é sempre meritório, mas o Governo está com uma atitude autista, de arrogância, por isso parece-me uma inevitabilidade.
– Falou com o PSD?
– Falei, mas a resposta não foi no sentido que queríamos nem foi coerente com o que o PSD sempre defendeu.
– Nem há hipótese de se esperar pela requalificação da EN125?
– Foi isso que Governo e PSD disseram, que se esperava pela obra, mas não esperaram. 

Sem comentários:

Enviar um comentário