terça-feira, 29 de março de 2011

Taxas de Juro batem valores record, 8.7%

A escalada dos juros prossegue, apesar do risco de default se manter abaixo do nível de sexta-feira. Juros a 3 anos sobem para 8,27%


Ao final da manhã, as yields (juros implícitos) no mercado secundário relativas às Obrigações do Tesouro portuguesas continuam em escalada.

Os juros das OT a 5 anos já estão nos 8,7% e os juros das OT a 3 anos subiram para 8,27%. A pressão nestas duas maturidades continua.

Também os juros das OT a 2 e 10 anos continuam a subir no patamar dos 7%, com os primeiros em 7,25% e os segundos (anteriormente os mais mediáticos) em 7,88%.


Como já aqui havia referido no post Portugal na banca rota daqui a 7 dias Portugal tem de pagar de empréstimos contraídos mais juros cerca de 5 mil milhões de euros (4,2 de emprestimo + 0,7 de juros)... Neste momento só temos 4 mil milhões e andamos à rasca para arranjar mais mil milhões.

Em Junho próximo cai outra factura, desta vez mais 6 mil milhões, conforme se pode ver no gráfico abaixo.

Onde vai Portugal arranjar receita para tapar semelhante buraco? Já se fala na privatização parcial da Caixa Geral de Depósitos... Mas acho que já não dá tempo de preparar um processo de privatização em tão curto espaço de tempo, menos de 2 meses...

Por isso não vejo outra hipotese... Portugal vai bater na parede no final de Maio (se não bater já em Abril) e vai precisar do fundo de resgate. Neste momento é inevitável, e ainda por cima sem governo e em campanha eleitoral... QUE IRRESPONSÁVEIS POLÍTICOS TEMOS!!!! VERGONHA!!!
Vejam este excelente video do Expresso sobre este tema aqui.

Cumprimentos cordiais

Sem comentários:

Enviar um comentário