quinta-feira, 31 de março de 2011

O Financiamento do Estado Português


Nesta excelente entrevista ficamos a perceber o que se vai passar nos próximos dias, a falta de liquidez do sector publico (estado e empresas publicas) e nos bancos portugueses, como Portugal vai bater na parede a curto prazo.

É ainda explicado a forma como foram feitos investimentos ruinosos na área da banca e as suas implicações a médio - longo prazo. A desalavancagem financeira tem de ser feita, o ratio Credito/depositos tem de ser reduzido de cerca de 150% para perto de 110% ou menos. Por motivos desta desalavancagem necessária, muitas empresas vão ficar sem liquidez em bancos portugueses, podendo bater na parede ou se financiar no estrangeiro.

Falou-se no futuro, de como Portugal vai pagar a divida publica, a renegociação da divida, das parcerias publico-privadas, o TGV, as grandes obras publicas.

A necessidade de uma clarificação das contas publicas e do deficit foi também abordada, reforçando a posição do Banco de Portugal como entidade independente para colaborar nessa matéria, bem como ainda se aflorou de leve a necessidade de mudanças estruturais e do tipo de investimentos que agora interessam ao pais.

São 30 minutos que valem bem a pena ver!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos


Sem comentários:

Enviar um comentário