quarta-feira, 9 de março de 2011

Faro: Construção de hotel pode viabilizar concessão de Porto de Recreio a privados





A possibilidade de construção de um novo hotel na baixa de Faro pode cativar privados a investirem no projeto do Porto de Recreio da cidade. O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) está a preparar um concurso de concessão.  
 
O IPTM está a preparar um concurso de concessão para entregar a construção e a gestão do novo Porto de Recreio de Faro a investidores privados. Segundo Brandão Pires, diretor delegado do IPTM no Algarve, no ‘pacote’ vão estar a execução do projeto cujo Estudo de Impacte Ambiental (EIA) se encontra aprovado desde 2005, a doca interior já existente e alguns terrenos à volta, onde há a possibilidade de construir um hotel, de acordo com o Plano Diretor Municipal.

“O Plano Diretor de Faro permite construir um hotel idêntico ao Eva no terreno ao lado e, portanto, isso já pode viabilizar privados a agarrarem num projeto desses”, afirmou e relembrou que em causa estão cerca de 9 milhões de euros de investimento.
Brandão Pires falou com o Observatório do Algarve à margem do encontro “Conversas na Ria”, que decorreu no dia 3 de março, em Tavira.
O diretor delegado do IPTM lembrou que a impossibilidade de recorrer a fundos comunitários para executar a obra leva a que a mesma apenas seja possível com investimento de privados, a quem será entregue a concessão do espaço por um período “de 50 a 60 anos”.

Quanto a datas para a publicação do concurso de concessão, o responsável preferiu não avançar com uma previsão. “Estamos ainda a trabalhar na delimitação de áreas, as figuras jurídicas mais adequadas, como é que se consegue salvaguardar os interesses dos que já lá estão neste momento e pequenas coisas”, justificou.
Recorde-se que a atual gestão da doca interior está entregue ao Ginásio Clube Naval.
Projeto do Porto de Recreio mantém modelo aprovado em 2005
O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para o Porto de Recreio de Faro foi aprovado em 2005 (ver documento aqui).

Na altura, das três alternativas apresentadas foi aprovada a primeira (assinalada a verde na imagem 2, na Galeria de Imagens), que coloca o Porto na baixa da cidade de Faro, confinando a Noroeste com a estação de caminhos-de-ferro, terrenos anexos à CP e atual Doca de Recreio e, do lado da Ria, frente ao Parchal dos Azeites.

O canal de acesso a dragar seguirá aproximadamente o troço a jusante da Regueira da Cova do Ladrão, desembocando no Canal Principal junto ao atual fundeadouro, nas Quatro Águas, em frente da chamada Praia dos Tesos, após um percurso de cerca de 500 metros.

Brandão Pires explicou que se mantém o que está aprovado no EIA uma vez que se trata de “uma zona muito sensível e muito complicada. Se houver alterações substanciais obriga a novo procedimento ambiental, que é uma coisa que demora e que não é segura”.

In: Observatório do Algarve

Vejo esta noticia com alguma apreensão... com locais bem mais interessantes como a zona industrial do Bom João para fazer uma Mini-Expo, requalificando aquela zona podre e fétida, valorizando os imóveis circundantes.

Pode receber embarcações de grande porte, o canal praticamente já existe apenas necessita de limpeza e dragagem das lamas podres e aprofundamento da zona da futura "doca" da marina.

Um hotel ao lado do EVA... eu pergunto... para que? Se nem o EVA consegue encher... e ainda divide cota de mercado com o Hotel Faro... Dois hoteis geminados... enfim... a mim parece-me uma ideia descabida. Em vez de se safarem... morrem os dois!

Agora fazer um porto de recreio para barcos mais pequenos no cais do Neves Pires e outro, uma marina internacional com hotel e outras infraestruturas na zona do Bom João... isso sim, parece-me bem. Bom investimento privado, gera obras, emprego e promove o turismo.

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

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