terça-feira, 5 de abril de 2011

Presidente do BCP defende ajuda externa imediata

Depois de Fernando Ulrich, agora é a vez do presidente do BCP, dizer que um pedido de ajuda externa por parte de Portugal será inevitável. 
 
O presidente do Banco Comercial Português (BCP) defendeu ontem ser, neste momento, "indispensável que Portugal peça um apoio intercalar à Comissão Europeia; esse apoio deve ser pedido já". Em entrevista à TVI, Carlos Santos Ferreira lembrou que durante muito tempo considerou que se deveria evitar a todo o custo uma ajuda externa. Mas assumiu que "recentemente muita coisa se alterou", nomeadamente com a rejeição do PEC IV, com a revisão em alta do défice de 2010 e os reduzidos resultados da Cimeira de Bruxelas.

Por isso, o presidente do BCP sublinhou a necessidade de, na situação actual, e até ao Verão, o País pedir apoio a Bruxelas. "A minha estimativa é superior a 10 mil milhões. Eu não me atreveria a pedir apenas 10 mil milhões", defendeu. O banqueiro lembrou que depois de usar 10 mil milhões para ajudar a Irlanda, há 50 mil milhões disponíveis. "A CE poderá disponibilizar essa verba, ou parte, para apoiar Portugal", referiu.

O banqueiro disse ainda não ter dúvidas de que em Julho ou Agosto, o novo Governo terá de pedir apoio ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF). Governo esse que idealmente deve ter "uma maioria forte, reforçada, com ideias claras". 


Realmente não restam grandes duvidas, os banco estão todos com a corda na garganta, ainda por cima, na ultima operação de colocação de divida, foram estes que compraram quase 1,5 mil milhões de euros de divida soberana, porque na verdade mais ninguém quis comprar essa divida. Sem falar em divida já colocada anteriormente.

Estão completamente encalacrados, porque se o Estado Português entrar em default, eles vão junto com o estado, dai a necessidade urgente de se pedir o fundo de resgate, de modo a não serem eles a ficar com menino nos braços.

De qualquer modo o pais está arrasado, as politicas seguidas foram suicidas e agora vamos levar muitos anos a recuperar.

Geralmente onde há dificuldades, há oportunidades. O que é preciso e saber encontrar as oportunidades no meio das agruras... uma boa analise swot... e pode ser que a gente se consiga safar. Oxalá.

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário