O risco de incumprimento português, medido pelos ‘credit default swaps' (CDS), superou hoje o irlandês, algo que não acontecia desde Agosto do ano passado.
O preço dos CDS (produtos financeiros que seguram o seu titular de um eventual incumprimento do emitente da obrigações) sobre a dívida portuguesa é o que regista a maior subida do mundo, estando a subir 12 pontos base para 590 pontos, segundo os dados da Bloomberg. Quer isto dizer que por cada 10 milhões de euros aplicados em dívida lusitana, os investidores têm de pagar 590 mil euros anuais para se proteger com este seguro.
Em sentido contrário, o custo dos CDS da Irlanda, intervencionada em Dezembro de 2010, desce hoje 15 pontos base para 586 pontos.
O preço dos CDS (produtos financeiros que seguram o seu titular de um eventual incumprimento do emitente da obrigações) sobre a dívida portuguesa é o que regista a maior subida do mundo, estando a subir 12 pontos base para 590 pontos, segundo os dados da Bloomberg. Quer isto dizer que por cada 10 milhões de euros aplicados em dívida lusitana, os investidores têm de pagar 590 mil euros anuais para se proteger com este seguro.
Em sentido contrário, o custo dos CDS da Irlanda, intervencionada em Dezembro de 2010, desce hoje 15 pontos base para 586 pontos.
Apesar da subida de hoje, o risco de um incumprimento de Portugal continua bastante abaixo do da Grécia. É que o preço dos CDS helénicos está a negociar nos 1.013 pontos base. Tanto a Irlanda como a Grécia estão já a ser intervencionados por Bruxelas e o FMI.
Também os juros de Portugal prosseguem hoje a escalada dos últimos dias, na sequência do chumbo do PEC IV e da demissão de José Sócrates. A ‘yield' dos títulos de dívida a 5 anos superou esta manhã os 10%, um novo recorde, num dia em que a Moody's baixou o ‘rating' português.
Olhando para as obrigações do Tesouro a 10, 3 e 2 anos o cenário é igualmente de máximos históricos, com os investidores a empurrarem Portugal para um pedido de ajuda externa, uma possibilidade rejeitada ontem pelo primeiro-ministro.
É neste clima que amanhã o País volta ao mercado, sem compradores garantidos, pela primeira vez desde que José Sócrates anunciou a sua decisão. O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) pretende colocar 750 a mil milhões de dívida de curto-prazo, a seis e 12 meses. A avaliar pelos juros a que estas linhas estão hoje a negociar, Portugal deverá pagar cerca de 4,8% a seis meses e pouco mais de 6% pela maturidade a um ano. Será a dívida de curto-prazo mais cara de sempre.
Também os juros de Portugal prosseguem hoje a escalada dos últimos dias, na sequência do chumbo do PEC IV e da demissão de José Sócrates. A ‘yield' dos títulos de dívida a 5 anos superou esta manhã os 10%, um novo recorde, num dia em que a Moody's baixou o ‘rating' português.
Olhando para as obrigações do Tesouro a 10, 3 e 2 anos o cenário é igualmente de máximos históricos, com os investidores a empurrarem Portugal para um pedido de ajuda externa, uma possibilidade rejeitada ontem pelo primeiro-ministro.
É neste clima que amanhã o País volta ao mercado, sem compradores garantidos, pela primeira vez desde que José Sócrates anunciou a sua decisão. O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) pretende colocar 750 a mil milhões de dívida de curto-prazo, a seis e 12 meses. A avaliar pelos juros a que estas linhas estão hoje a negociar, Portugal deverá pagar cerca de 4,8% a seis meses e pouco mais de 6% pela maturidade a um ano. Será a dívida de curto-prazo mais cara de sempre.
IN: Económico
Isto vai dar um grande estoiro brevemente, meus amigos! As empresas publicas já não têm liquidez para pagar salários, mas os seus funcionários em vez de perceberem a dificuldade do momento que se atravessa fazem greves indiscriminadamente piorando ainda a situação.
Isto faz-me lembrar no final dos anos 70, quando os transatlânticos de passageiros já estavam em declínio, o navio S.S. France da French Line era dos últimos navios a operar carreiras regulares no Atlântico. A sua operação era fortemente subsidiada pelo estado francês, porque o navio nunca conseguiu gerar lucro. No entanto a sua tripulação sempre quis mais e mais salário, e já nos últimos dias começou uma onda de greves, sendo que na ultima delas fundearam o paquete no meio da barra da entrada do porto de Le Havre, exigindo melhores contrapartidas salariais e outras regalias.
O resultado foi que as viagens seguintes do France foram canceladas e o navio foi desactivado e deixado no quai de l'oubli.
Aqui vai acontecer o mesmo, tantas greves fazem, tanto destroem as empresas que em determinado altura vão perder os empregos e depois... vão andar a chorar pelos cantos, porventura aceitando trabalhar em condições ainda piores. Mas é bem feito para aprenderem.
Cumprimentos cordiais
Luís Passos
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