quinta-feira, 7 de abril de 2011

Moody's corta rating da Parpública, Refer, CP e RTP para 'lixo'

Agência de notação financeira baixou o rating das empresas Parpública, Refer, RTP e CP para o nível "lixo". 

A agência de notação financeira Moody's cortou hoje o 'rating' das empresas Parpública, Refer, RTP e CP para 'junk' (lixo) um dia depois de ter reduzido a notação de crédito de Portugal.
"A Moody's baixou hoje as notações de um conjunto de empresas da esfera no Estado português, depois do recente corte do 'rating' de Portugal", lê-se no comunicado da agência de notação financeira.

A classificação da Parpública - Sociedade Gestora de Participações Sociais de capitais exclusivamente públicos, passou de Baa1 para Ba1, que já é considerado 'junk', e a da RTP de Baa3 para Ba2, também considerado 'junk'.

Já no sector ferroviário, a notação das obrigações da Refer - Rede Ferroviária Nacional passou de Baa2 para Ba2 e a da CP - Comboios de Portugal de Baa3 para Ba2, ambas consideradas 'junk'.

A agência de notação Moody's baixou na terça-feira em um nível a classificação de risco de pagamento da dívida de Portugal, passando-o para Baa1.

Corte do 'rating' de sete bancos



Já hoje, a Moody's cortou o 'rating' de sete bancos portugueses e da REN, mantendo esta última em análise para um eventual novo corte.

No final de março, a Standard & Poor's (S&P) já tinha cortado em dois níveis o 'rating' do Metro, CP e Refer, de BB para B+, que já se encontravam na categoria de "lixo". Na altura, a agência de notação financeira adiantava que a perspetiva continua "negativa", deixando no horizonte a possibilidade de serem feitos novos cortes.

A notação B+ indica que as empresas passaram de um grau especulativo de não investimento para um nível considerado altamente especulativo. Neste nível, as agências de notação financeira não aconselham investimentos em ativos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário