terça-feira, 5 de abril de 2011

Moody's baixa 'rating' de Portugal em um nível

A Moody's cortou o 'rating' de Portugal e acredita que o novo Governo vai pedir ajuda externa. 

Depois dos 'downgrades' sucessivos da Fitch e da Standard & Poor's, hoje foi a vez de a Moody's anunciar que reduziu, em um nível, a notação financeira de Portugal, de 'A3' para 'Baa1'. O País fica a três degraus da classificação de "lixo".

Além disso, a agência avisa que o 'rating' de Portugal está sob vigilância negativa, sinalizando ser possível um novo corte. Tudo vai depender da capacidade da República conseguir financiamento a médio prazo e manter as metas do défice, explica a Moody's num comunicado enviado à comunicação social, citado pela Bloomberg.

O 'downgrade' é justificado, em primeiro lugar, com "as crescentes incertezas políticas, orçamentais e económicas" do País.

A agência diz ainda esperar que o novo Governo que sair das eleições de 5 de Junho irá recorrer ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), "por uma questão de urgência".

Também os investidores dão como certo um resgate a Portugal, tal como mostra a escalada dos juros da República nas últimas semanas. A 'Yield' a 5 anos está mesmo a um passo dos 10%.

Tudo se agravou depois de os partidos da oposição terem chumbado o PEC IV, levando ao pedido de demissão do primeiro-ministro, José Sócrates.

O corte do 'rating' de Portugal surge depois de José Sócrates ter afirmado ontem à noite, em entrevista à RTP1, que um "pedido de ajuda externa é um último recuso" e que tudo fará "para que não aconteça", não garantindo, contudo, que o País consiga sobreviver sem um resgate financeiro até às próximas eleições.

Mais um já esperado corte no rating, mais irão subir as taxas de juro.

Realmente o que o PSD fez ao pais foi dar-lhe um tiro de bazuca... nos dois pés!
Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário