terça-feira, 5 de abril de 2011

Faro: Macário Correia critica Direção Geral do Orçamento

O autarca de Faro, Macário Correia, criticou hoje a Direcção Geral do Orçamento (DGO) por esperar há cinco meses o despacho do plano de reequilíbrio financeiro para Faro, autarquia que do ponto de vista técnico está falida.

“Há cinco meses que entreguei o plano [de reequilíbrio] ao Ministério das Finanças e ao Ministério que tem a Administração Local na tutela. Da Administração Local está despachado desde a semana passada, depois de muitas diligências que foram sendo feitas, agora falta da DGO que entreguei há cinco meses e ainda não está despachado”, disse hoje Macário Correia, em entrevista à Lusa.

Em Outubro de 2010, Macário Correia assumiu em entrevista à Lusa que era necessário e urgente um empréstimo na ordem dos 50 milhões de euros à banca para fazer o reequilíbrio financeiro a prazo da câmara e, a 11 de Novembro, a Assembleia Municipal de Faro aprovou a proposta de plano de reequilíbrio financeiro da autarquia (PSD) e a consulta à banca para um pedido de empréstimo de 48 milhões de euros.

Macário Correia assume que de “dia para dia as coisas complicam-se” e por isso afirma que hoje mesmo voltou a falar com a directora da DGO, que está a tratar do assunto, para lhe pedir a resolução do assunto “com a maior urgência”.

Macário lamenta que o assunto ainda não tenha sido “desencalhado” e espera que ainda este mês tudo se resolva.

“Eu espero que se resolva o mais depressa possível, porque um assunto que é urgente e que está há cinco meses em apreciação julgo que já devia estar despachado”, considerou Macário Correia, admitindo que o facto do Governo estar demissionário não pode atrasar ainda mais no processo.

O plano de reequilíbrio terá de receber um despacho conjunto dos Ministérios das Finanças e da Administração Local e só depois é que se pode avançar para a consulta à banca, explicou Macário Correia.

Em Novembro do ano passado, Macário Correia disse aos jornalistas em conferência de imprensa que esperava que em Abril de 2011 já tivesse o empréstimo de 48 milhões de euros.

Nessa conferência de imprensa, o autarca admitia que “do ponto de vista técnico” a câmara estava “falida”.

A Câmara de Faro ultrapassou o limite de endividamento em 2008 em mais de sete milhões de euros. 

Espero bem que a autorização para o empréstimo seja negada! Isso é o mesmo que perguntar a um bêbado se quer mais vinho, ou atirar gasolina para a fogueira.
O plano que Macário Correia apresentou na Assembleia Municipal está cheio de erros, alguns números não são bem  como estão apresentados, há empolamento de contas, erro de aplicação de formulas, e muito me parece que se vai estorricar um monte de dinheiro sem tirar beneficio (excepto para alguns).

Penso que há outros caminhos, ou então solicitar um empréstimo de um montante mais baixo, apenas o suficiente para fazer ressurgir a economia do Município. 50 Milhões parece-me muito e só é compreensível se entendermos que Macário vai utilizar o remanescente desse dinheiro para fazer obras de fachada no final do mandato para tentar ganhar as eleições. Dinheiro deitado fora, oportunidades perdidas.

Vergonha...

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário