terça-feira, 5 de abril de 2011

Paulo Peres vence Concurso de Design de Mobiliário organizado pela ANJE

 
 
 A mesa de centro otto, da autoria de Paulo Emanuel Peres, residente na cidade de Faro, valeu ao autor o prémio de vencedor do Concurso Planet Design – Concurso de Design de Mobiliário, organizado pela delegação regional do Algarve da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

Com esta iniciativa, a instituição visou “dinamizar uma área de negócio com menos expressividade do que a desejada na região do Algarve”, daí resultando a apresentação de dez projetos candidatos, que utilizaram a madeira como material obrigatório e principal.

Os critérios para a seleção foram a inovação, a sustentabilidade ambiental, outros materiais utilizados, a estética, a exequibilidade da produção e o potencial de mercado, tendo o júri premiado a mesa de centro otto, objecto versátil e de design simples e intuitivo.

Esta peça, para além da simples função das comuns mesas de centro de guardar pequenos objetos, é um objeto funcional na medida em que é composto por um componente retráctil que permite ao utilizador ter acesso à parte inferior/interior da mesa, de forma a proporcionar uma maior arrumação.

“Quando este componente é retirado, pode ainda ser utilizado como tabuleiro pelos seu utilizador, cumprindo assim a funcionalidade, a simplicidade de utilidade e a devida versatilidade para com o seu utilizador”, refere a ANJE.

O Projecto Planet Design resulta de uma parceria entre entidades portuguesas, italianas e espanholas, visando potenciar, revitalizar e dinamizar a indústria do mobiliário na região, tendo a ANJE lançado o desafio aos algarvios de criar “uma peça de mobiliário inovadora”. 
 

Mais uma prova que no Algarve se faz bem. Temos é de acreditar mais em nós próprios e os empresários investir mais, sobretudo nos nichos de mercado em que poderemos competir.
 
O Algarve tem boas vias de comunicação e com ajuda das autarquias podemos ter um bom parque industrial, é uma questão de visão. Não podemos viver eternamente só do turismo. O sector do mobiliário de alta qualidade poderia criar raízes no Algarve. Basta querer-mos.
 
Cumprimentos cordiais
Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário