quarta-feira, 6 de abril de 2011

Estado arrisca pagar hoje taxas mais altas que a Grécia

Atenas pagou 4,75% recentemente por dívida a seis meses. Portugal arrisca pagar 5% hoje


Portugal vai hoje ao mercado realizar o leilão de dívida mais imprevisível dos últimos tempos. O Estado conta colocar entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses e arrisca-se a pagar uma taxa de juro mais elevada do que a verificada no último leilão realizado pela Grécia, há menos de um mês atrás. A procura é outro dos aspectos a preocupar os especialistas, depois da decisão dos bancos portugueses em parar com as compras de dívida do Estado. O Estado divulgou ontem dados relativos à execução orçamental e revela que o Governo e o maior partido da oposição reafirmaram o seu compromisso em atingir as metas orçamentais.
 G
Os operadores de mercado contactados pelo Diário Económico referem que as taxas dos BT a seis meses podem sair na fasquia dos 5%, em linha com o mercado secundário. A 8 de Março, a Grécia vendeu títulos a seis meses com uma ‘yield' de 4,75%. Recorde-se que apesar de ter recebido apoio financeiro, Atenas tem realizado leilões de dívida de curto prazo. Já na maturidade a 12 meses, a indicação do mercado é de uma ‘yield' entre os 6% e os 6,25%, apesar de os especialistas alertarem para a imprevisibilidade do leilão de hoje.

In: Economico

A coisa está preta e ainda por cima, neste leilão Portugal não tem compradores definidos. 
Existe uma pressão por parte do governo para que as seguradoras comprem, tal como já referi em post anterior, mas mesmo assim, nada garante que a taxa de juro não seja superior a grega.

O facto do pais estar neste momento sem governo pode-nos facilmente colocar numa situação muitíssimo mais grave do que podíamos imaginar, este tempo perdido muito dificilmente vai ser recuperado.

Faz-me lembrar de um aluno que só se lembra de estudar na véspera de um teste, estuda tudo a pressa, e depois na hora do teste troca tudo... e tem negativa. Portugal vai pelo mesmo caminho.


Cumprimentos

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário