Com o recuo da banca, avança a Segurança Social. Vai ajudar o Estado a garantir o financiamento no leilão de hoje, onde deverá pagar a taxa mais alta desde a entrada na Zona Euro.
O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) é um dos investidores que hoje se vai apresentar no mercado para comprar dívida pública portuguesa.
Nota do Faro é Faro
Penso que esta medida se destinou a contrariar 2 tendencias, por um lado a fazer baixar as taxas de juro, fazendo com que o estado pague os juros em Portugal, aliviando a pressão de agiotas internacionais.
Por outro lado existe um risco de Portugal não conseguir pagar a divida de curto prazo, e aí o que fica em risco é a capacidade da Segurança Social conseguir pagar as pensões e reformas.
Temos a banca com ratings já no lixo ou 1 nivel acima do lixo e sem capacidade de se financiar lá fora fruto do investimento nas obras megalómanas do estado. Agora vai-se vender activos com valor, da Segurança Social, para comprar um papel, com rating de lixo, para gastar não em investimento com retorno mas para renovar dividas e pagar ordenados. Enfim...
A situação é por demais preocupante, quando se chega e este nível é porque algo falhou. Vamos acompanhar os próximos episódios.
Cumprimentos cordiais
Luís Passos
Sem comentários:
Enviar um comentário