sábado, 16 de abril de 2011

Produtividade Nacional Versus Carga Horária de Trabalho

(CLIQUE PARA AMPLIAR)

Estava a vaguear pela Internet, para ajudar um colega num trabalho sobre produtividade quanto sem querer tropecei nesta tabela.

Esta tabela traduz o numero de minutos trabalhados (pagos azul, não pagos cinza) que cada pais dispensa por dia.

Se repararmos, Portugal é o terceiro pais a contar da direita, Portugal é dos países que mais trabalha, mais que nós só trabalham os Chineses, Coreanos e os Canadianos, Japoneses e Mexicanos

Se nos somos dos países com a maior carga horária, e o 6º pais da OCDE onde mais se trabalha, porque temos um PIB tão baixo? Simples... porque a nossa produtividade é muito baixa! 

E porque a produtividade é baixa? Por várias razões, baixa escolaridade, má preparação, muitos enganos e ter de repetir o trabalho de novo, má gestão, má chefia, má condução da actividade, alguma calanzice à mistura, produzimos produtos que introduzem pouco valor acrescentado e sobretudo... para mim... a principal razão é porque essencialmente a nossa economia é terciária. Como não produzimos bens transaccionáveis (ou produzimos muito pouco), vamos buscar aos serviços o rendimento, mas os serviços tem uma escala variável de income, dependendo da época, conjuntura, etc.

A somar a isto, temos um deficit externo doido, porque como não produzimos produtos para consumo, apenas serviços, temos de ir comprar lá fora os produtos que precisamos, desequilibrando por completo a balança comercial, e pondo em causa a coesão comercial.

Se a juntar a estes factores todos, baixa produtividade, economia tercearizada, não produção de bens transaccionaveis, valor baixo de exportações / alto volume de importações e para culminar uma alta taxa de endividamento, compõem então o cocktail explosivo que levou Portugal à situação actual.

Soluções? Por o pais a produzir com mais produtividade e melhor, produzir produtos a preço acessível e que lá fora queiram comprar... e exportar, exportar, exportar... gerar valor intrínseco, gerar emprego... e começar a pagar as dividas. 

Ah e claro... para conseguir tudo isto precisamos do ingrediente fundamental:  - Uma classe Politica com sentido de estado, incorruptível, devota à nação e uma população esclarecida, determinada, e com sentido de estado e solidariedade nacional. Assim sim... vamos conseguir.

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário