No programa 'Quadratura do Círculo', Pacheco Pereira revelou que no dia em que José Sócrates estava a negociar em Bruxelas o PEC4, na cimeira de 11 de Março último, todos os deputados do PSD receberam um SMS em que se dizia: "Não façam nenhuma declaração até logo à noite sobre a cimeira europeia".
Alguns deputados, contou Pacheco Pereira, quiseram saber a razão de ser desta ordem e foi-lhes dito que era para "não prejudicar as negociações do Governo em Bruxelas e para que o PS não viesse a usar isso como arma".
Recorde-se que tudo isto aconteceu um dia depois do primeiro-ministro, antes de partir para Bruxelas, ter telefonado ao líder do PSD, Passos Coelho, para que se deslocasse a S. Bento.
Durante a reunião, José Sócrates apresentou ao chefe do maior partido da oposição o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) 4 que haveria de levar, no dia seguinte, à cimeira europeia.
IN: DN
Aos poucos, vai-se sabendo que o senhor Passos Coelho sabia mais que o anuncio de um simples telefonema, que Sócrates lhe fez, como ele disse. Assim, admite-se que tenha havido outras pressões para levar à queda do Governo.
Cavaco Silva foi o grande responsável por ter criado este conflito institucional que levou a que o pais entrasse em crise de um momento para outro. Era preferivel ter-se negociado em segredo com a europa a ajuda monetária, preparado com calma o programa e depois ter sido apresentado, sem eleições, sem sobressaltos. Foi a cede de poder do PSD que estragou isto, misturado com a inabilidade de Cavaco para chefe de estado.
Cumprimentos cordiais
Luís Passos
Sem comentários:
Enviar um comentário