sexta-feira, 15 de abril de 2011

IRLANDA JÀ RAPA O FUNDO AO TACHO!

A agência de notação Moody’s baixou hoje em dois níveis a classificação da Irlanda para a nota mais baixa entre os pagadores de confiança e explicou a decisão com a deterioração das perspectivas económicas do país.

A agência de notação adiantou que a perspectiva de evolução da notação da Irlanda é “negativa”, o que significa que a Moody’s admite reduzir ainda mais a classificação, agora no nível “Baa3”.

“A principal razão para a descida é o enfraquecimento da solidez financeira do governo irlandês devido ao estado da economia e a criação de novos compromissos com os bancos”, explica agência em comunicado hoje divulgado.

A degradação das perspectivas económicas do antigo “tigre céltico” explica-se pelo processo de consolidação orçamental, a contracção do crédito no sector privado e por um ambiente menos favorável em matéria fiscal, acrescenta.

A agência sublinha que os testes recentemente levados a cabo nos bancos vão conduzir a um aumento do custo do resgate do sistema financeiro para o Estado e que esse factor é negativo para a classificação do país enquanto pagador das suas dívidas.

Se a nota da Irlanda for diminuída em mais um ponto pela Moody’s, o país deverá sofrer um forte aumento nas taxas de juro dos seus financiamentos.

Cenário que é possível se a Irlanda não mantiver a meta de reduzir a dívida pública ou se a situação económica do país continuar a deteriorar-se, avisou a agência de "rating".
 

  
A exposição da dívida externa destes países está concentrada na Banca Alemã, Francesa, Holandesa, Espanhola e Reino Unido. Ora, permitir a especulação sem paralelo dos mercados (Banca) sobre estes 3 países só significa uma só coisa : obrigar estes 3 países a saírem do Euro e no limite (quem sabe) da União Europeia. Se assim não fosse, há muito que a Bélgica ( ainda sem governo, depois de quase 2 anos..) e com a maior dívida externa da zona euro, teria sob especulação sem apelo. Idem para a França com uma dívida externa colossal e défices consecutivos há anos
 
O que não é dito é que a pressão sobre a Irlanda é para que esta aumente a taxa de imposto comercial que é aplicada ás empresas e que a Irlanda se recusa a aumentar (e muito bem!). Se essa taxa aumentar isso poderá levar a que muitas companhias instaladas na Irlanda devido á baixa taxa de imposto a se deslocalizem deixando para trás milhares, senão milhões, de desempregados.
 
Para alem das razoes apresentadas no texto, existem ainda outras razões ocultas, como a guerra que se está a travar entre o dollar e o euro.

Todos sabemos que estas agências de rating querem aguentar o dollar pois os seus donos são os especuladores e as empresas que emprestam dinheiro a países como a Irlanda. Ora como o dollar está ao nível mais baixo em relação ao euro o capital deste especuladores (ie:G.Soros) está a cair a olhos vistos. Portanto esta situação vai continuar a acontecer enquanto o dollar estiver a cair pois os gestores destas agências já não vão ter dinheiro para comprar as suas vilas no sul da França ou vinhedos na Itália e outras coisas que terão que pagar em euros em vez de dólares.


Sem comentários:

Enviar um comentário