sexta-feira, 1 de abril de 2011

Fitch corta 'rating' - Portugal está no limiar do 'lixo'

NOTICIA DE ULTIMA HORA

Fitch corta 'rating' - Portugal está no limiar do 'lixo'

A agência de notação internacional Fitch cortou hoje o 'rating' de Portugal em três níveis, para BBB-, deixando o nosso país a um nível de ser considerado 'lixo' ('junk').
"A severidade do corte do rating em três níveis reflecte sobretudo a preocupação da Fitch de que um pedido de ajuda externo atempado é muito menos provável no curto prazo, na sequência do anúncio de eleições legislativas antecipadas para 5 de Junho", escreve Douglas Renwick, director de ratings soberanos numa nota da agência.
"A Fitch já considerava que apoio externo atempado era um mecanismo-chave para o rating quando baixou Portugal para 'A-' a 24 de Março. A agência encara a ajuda externa como necessária para aumentar a credibilidade da consolidação fiscal de Portugal e o esforço de reforma económica, bem como para assegurar a sua posição financeira", acrescenta a mesma nota.
A Fitch cortou o rating soberano de longo prazo de A- para BBB- e de curto prazo para F3 (estava em F2), mantendo ambos em observação negativa.
A piorar o cenário, escreve a Fitch, a "revisão em alta significativa da dívida pública e do défice de 2010 (agora em 92,4 por cento e 8,6 por cento do PIB, respectivamente), também anunciados ontem [quinta-feira] enfraqueceram ainda mais o perfil de crédito de Portugal e sublinham a magnitude do desafio de consolidação fiscal que o novo governo enfrentará".
"A rejeição no Parlamento das medidas para fortalecer o orçamento para 2011 e as eleições que se avizinham significam que uma consolidação adicional não deverá ser implementada antes do terceiro trimestre de 2011, no mínimo", adianta a agência de notação.
A Fitch também tem pouca confiança que Portugal consiga cumprir o objectivo de reduzir o défice para 4,6 por cento este ano.
"Face à fraca perspectiva macroeconómica, a Fitch considera que há um risco significativo de derrapagem da meta do défice para este ano, de 4,6 por cento do PIB", indica a mesma nota.
Assim, a Fitch conclui que o pacote de ajuda financeira da UE/FMI - com condições severas em termos de políticas - é "necessário para assegurar um financiamento sustentável e para restaurar sustentabilidade da dívida de médio prazo e a confiança dos investidores em Portugal".
Qualquer atraso em aderir a um programa credível da UE/FMI "aumenta os riscos com vista a obter estabilidade económica e financeira", indica a agência, acrescentando que a "actual crise deverá agravar a recessão económica".


Meus amigos,

Isto faz-me lembrar um doente que está numa Unidade de Cuidados Intensivos em que os parentes estão todos à porta, a espera de noticias do paciente, entretanto vem um enfermeiro e diz... Um dos rins deixou de funcionar, passado um bocado vem outro medico e diz: - O fígado ta a fraquejar. Passado um bocado é o pulmão... e por ai fora...

Assim está Portugal, parece um doente em fase terminal em que os orgãos vão falecendo a pouco e pouco, até ao falecimento... ou seja... até a entrada do FEEF/FMI.

A coisa está negra... esta semana foi a Standard & Poor's a classificar Portugal com BBB.- agora foi a Fitch. A próxima semana vai ser decisiva! Muita coisa irá acontecer.

Aproveitem este fim de semana para descontrair!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário