sábado, 2 de abril de 2011

Preço da gasolina deverá registar nova subida já na segunda-feira

A gasolina deve registar um novo aumento a partir de segunda-feira, para 1,6 euros, face à subida do preço negociado deste combustível nos mercados internacionais esta semana.

O cálculo do preço da gasolina e do gasóleo é feito com base na cotação dos dois combustíveis na semana anterior nos mercados internacionais, e como o preço da gasolina registou um novo aumento estes dias, superior a oito por cento, a subida deverá reflectir-se a partir da próxima semana.

Portugal é já o sétimo país da União Europeia com o preço da gasolina mais alto e a verificar-se a subida com base nestas previsões, será um aumento para um recorde histórico – 1,6 euros, quando actualmente a cotação do preço da gasolina está nos 1,584 euros, escreve o Económico.

Já o gasóleo deverá ficar com os preços inalterados nas gasolineiras, porque a cotação manteve-se praticamente inalterada, nos 1,434 euros nos mercados internacionais, segundo a agência financeira Bloomberg.

O preço dos combustíveis tem estado em alta desde o início do ano, tanto no mercado de referência para a Europa, como nos Estados Unidos, reflectindo a instabilidade política no Médio Oriente e no Norte de África e, mais recentemente, a preocupação com a crise no Japão.
 

Amigos,

Só vos digo uma coisa... com estes preços não há economia que resista!
Teremos de voltar a andar de burro e de bicicleta.
Além disso deveriam investigar o cartel que existe em Portugal, onde a concorrência real não existe. 

Mas isto resolvia-se facilmente, bastava que as empresas de refinação fossem separadas da distribuição. Assim, as gasolineiras deixavam de ter marca, ou seja, o gasolineiro era livre de comprar a gasolina e o gasóleo no mercado (GALP, BP, REPSOL, ETC) a quem lhe fizesse o melhor preço e praticar o preço que bem entendesse. 

Assim havia verdadeira competição, as empresas de refinação (GALP, BP, ETC) para garantirem que o maior numero de gasolineiros lhes compravam a elas iriam baixar os preços para ganhar quota de mercado e assim beneficiava o cliente final. Deste modo não, os gasolineiros não podem escolher, os preços são decididos na cúpula e estes apenas jogam com a sua pequena margem.
Não há de facto real concorrência. É preciso mudar o estado de coisas.

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Assim

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário