sábado, 16 de abril de 2011

MAÇONARIA: Presidente da SLN vai ser grão-mestre do Grande Oriente Lusitano

Fernando Lima, presidente da Sociedade Lusa de Negócios, deverá ocupar o cargo máximo da Maçonaria portuguesa a partir de Maio.

Fernando Lima, ex-presidente da construtora Abrantina e da antiga Engil, que sucedeu a Miguel Cadilhe na presidência da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) deverá ser o próximo grão mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL). A lista de Fernando Lima, classificada por fontes do i como potencial vencedora, concorre contra uma outra liderada pelo médico Prata da Costa. A eleição, que ocorrerá em Junho, é por voto secreto e nela participam os mestres de todas as lojas maçónicas que integram o GOL.

Fernando Lima subiu a chairmain da SLN em 2009, com o objectivo de reconstruir o grupo, pela defesa dos interesses de mais de 350 accionistas e 4.260 colaboradores. Na altura defendeu uma nova imagem corporativa para o grupo, através da sua reestruturação com uma aposta reforçada nos sectores da saúde, imobiliário e automóvel. O principal intuito era o de recuperar os prejuízos de 2008, que ascenderam a 170 milhões de euros. O maior activo da SLN era o Banco Português de Negócios (BPN), entretanto nacionalizado.

GOL Fernando Lima deverá substituir António Reis, que foi eleito em Junho de 2005. O actual grão-mestre é professor auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e vice-presidente do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi também militante activo da oposição democrática ao regime salazarista, dirigente do movimento estudantil, co-fundador do Partido Socialista e redactor da revista Seara Nova, fundada por Raul Proença, entre outros. Como oficial miliciano, participou na preparação e execução do 25 de Abril de 1974, tendo integrado o destacamento da EPAM (Escola Prática de Administração Militar) que ocupou os estúdios da RTP.

O Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa é a mais antiga e representativa obediência maçónica portuguesa. Fundado em 1802, esteve nas origens da revolução liberal de 1820 e da Revolução Republicana de 1910. Forçado à clandestinidade durante o Estado novo, reorganizou-se no pós-25 de Abril, recuperando parte do seu património.

Em 1984, uma cisão ligada às maçonarias anglo-saxónicas ditas regulares criou a Grande Loja Regular de Portugal. Esta obediência dividiu-se em duas em 1997 e instalou um segundo supremo conselho do grau 33. Hoje também existe a grande loja feminina de Portugal. 

SLN... Nunca duvidei que não houvesse o dedo da maçonaria por detrás do escandalo do BPN (a SLN era a empresa proprietária do BPN). 

Sim senhor, agora é Grão-Duque... que ligações existiram entre Cavaco Silva e esta gente? Quem manda realmente no pais?

Caso se faça uma revolução em Portugal, uma das coisas que seriam necessárias fazer era "eliminar" rapidamente todos os aventais... caso contrário... Portugal nunca sairá da cepa torta!

Luís Passos

2 comentários:

  1. É incrível senhor Luis Passos! O homem foi lá para limpar a casa e não foi um limpar siciliano do clean up the mess! E agora a maçonaria já esta por detrás do escândalo!
    Meu Deus ou és OPUS ou és Burro!!

    ResponderEliminar
  2. Nao sou não... o cavaquinho é amigos da opus, e o dias Loureiro então... Epah mas nao keria entrar por ai sem ter provas do que estou a comentar!

    ResponderEliminar