Caros,
Aquilo que se passa no sector dos combustíveis é uma vergonha. Existe um Cartel que explora os portugueses de forma indecente.
Para acabar com esta pouca vergonha, e ajudar a melhorar a economia nacional, neste período de crise especial, proponho as seguintes medidas:
- Separar a refinação da distribuição (quem refina nao distribui e vice-versa);
- Acabar com as marcas globais, ou seja, cada gasolineira pode comprar a quem quiser, e vender o combustível da marca que quiser ou multi marcas. Assim aumenta a concorrência e baixa o preço.
- Baixar o preço do imposto sobre produtos petrolíferos, ou em alternativa, eliminar este imposto e criar um novo, em função do quantidade de emissões que determinado carro produz. Assim estar-se-ia a melhorar o meio ambiente e a abater carros mais antigos e pouco amigos do ambiente.
Na tabela anterior tem os preços dos combustíveis a saída da refinaria em Janeiro de 2011, e reparem na diferença (ou rácio) entre o preço medio e o preço antes de impostos? no caso da gasolina e de cerca de 135,21%, ou seja, o preço duplica 1,35 vezes. É vergonhoso. Nunca tinham pensado nisto? Enquanto a malta chama nomes as gasolineiras por terem aumentado 1 ou 2 cêntimos, esta-nos a passar ao lado o roubo escandaloso que o próprio estado anda a fazer faz anos.
Isto a somar aos preços de cartel formado entre as gasolineiras, não há hipótese, o cidadão não tem escolha. É preciso por fim a esta parasitagem... antes que ela nos ponha fim a nós.
Cumprimentos cordiais
Luís Passos
Sem comentários:
Enviar um comentário