sexta-feira, 26 de novembro de 2010

RECEITAS PARA VENCER A CRISE

Açorda de Tomate

Caros,

Aqui vos deixo mais uma receita barata e simples para ajudar a vencer a crise. Será porventura uma boa opção para um jantar económico.

Cumprimentos cordais

Luís Passos



Ingredientes

3 Tomates
2 Dentes de alho
2 Batatas
2 Postas de bacalhau
2 Ovos
1 dl de azeite (a tapar o fundo do tacho)
1 Cebola
1 Folha de louro
1 Queijo mole inteiro (fresco)
¼ de pão alentejano migado em sopas
Metade de um pimento verde
Sal q.b.
Água q.b.


Preparação
Num tacho deite o azeite, a tapar o fundo do tacho. Depois faço um refogado com a cebola partida às rodelas, uma folhinha de louro e os dois dentes de alho. Arranje o tomate (tirando-lhe a pele e partindo-o aos bocadinhos) e insira-o no refogado com o pimento verde cortado aos pedacinhos. Refoga-se um bocadinho (sem se deixar queimar os temperos) e quando estiver bom, deita-se a água e as batatas. Abre-se fervura, deita-se o bacalhau, os ovos e o queijo mole. Deixa-se cozer. Prova-se de sal.
 Migam-se as sopas (pão alentejano cortado em pequenas e finas fatias) para uma tigela e deita-se o caldo lá para dentro. Numa travessa ficam as batatas, os ovos, o bacalhau e o queijo que serão comidos a acompanhar as sopas. Pode-se ainda servir como acompanhamento: azeitonas, uvas, figos frescos e rábano. 

A açorda de Tomate ainda pode levar ” Hortelã da Ribeira” ou “Poejo” que se mete lá dentro depois de se ter deitado a água.
 
Bom apetite!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário