domingo, 28 de novembro de 2010

ALAMEDA - O fim da Avenida das Palmeiras



(clicke nas imagens para ampliar)

Caros amigos,

Neste Sábado fui à Biblioteca Municipal, e em vez de entrar pela entrada norte como costumo fazer, desta vez optei por entrar pela entrada Sul, junto à Policia de Segurança Publica e fazer a Avenida Principal da Alameda João de Deus, vulgo Rua Manuel Sabino, para matar saudades dos meus tempos de miúdo em que corria atrás dos pombos.

O espectáculo com que me deparei foi desolador, deixaram morrer mais de 80% das palmeiras que compunham esta avenida, que é transversal ao parque da Alameda e que ladeavam a avenida como que uns "marcadores" que lhe definiam o carisma.

Hoje, os altos troncos, como pináculos de catedral apontam para o céu na como que perguntado a Deus: "Porque me deixaste morrer???".

A alameda neste momento está ferida, descaracterizada, os pombos perderam o local para fazer os seus ninhos, ali estão, empoleirados no topo dos troncos, desprotegidos pela ausência de ramagem.

Aquele conjunto era de uma beleza estética inigualável, digam o que disserem, havia simetria, havia grandeza, dava uma sensação de imponência ao passar por entre aquelas árvores.

Agora está perdido para sempre... Agora quero ver que solução vai o Eng. Macário Correia arranjar para substituir aquele conjunto de árvores quase centenárias... que a meu ver... é insubstituível.

Grande perda para a cidade de Faro.

Cumprimentos Cordiais

Luís Passos

4 comentários:

  1. É uma pena ver o estado em que está este jardim... Lembro-me da última vez que passei por aqui (mas já foi ha algum tempo...) e não havia nada do généro... Isso agora parece meio abandonado... é mesmo uma pena, que esta avenida tinha uma atmosfera muito própria que parece está a desvanecer-se....

    ResponderEliminar
  2. KATIA... descobriste o meu blog!!!!

    Um beijinho mt grande para ti... ai na branca switzerland!!!

    ;)

    Luis

    ResponderEliminar
  3. lolol Só agora é que vi a tua resposta =)
    Simmmm !!! Já o tinha descoberto há algum tempo... Então como é que vais?
    Acabei de chegar aqui à tuglandia pras férias do natal ;)
    Joquinhas ^^

    ResponderEliminar
  4. HUmmm... fizeste bem...

    Isto ta um bocado estranho... como deves ter visto na comunicação social, enfim...

    Se já estava com vontade de emigrar agora tenho mais... o problema é... para onde... que isto de empregos na europa nao ta nada facil, mesmo para quem é muito qualificado!

    Beijinhoooo!

    Luis

    ResponderEliminar