domingo, 28 de novembro de 2010

Tomás Cabreira - O fim de uma era chegou






Caros amigos,

Após ver o excelente post da Profª Rogélia Caetano publicado n'A Defesa de Faro, venho aqui recordar que semelhante, senão pior atentado está para se cometer na Escola Secundária Tomás Cabreira.

Toda a parte da frente da escola vai ser arrasada para dar lugar a um parque de estacionamento em espinha, o muro, o gradeamento, e as árvores centenárias que lá existem, vão ser todas arrancadas.


Vai-se perder a protecção destas árvores, que no verão bastante falta fazem para dar sombra e frescura. O efeito estético destes plátanos e fabuloso, reparem bem quando se caminha rua abaixo, protegendo quer do sol como da chuva.



Por dentro o edifício vai ser descaracterizado, debaixo do campo de jogos vai surgir uma cave onde serão alojados os laboratórios, local frio e húmido e sem luz natural, completamente desadequado para este tipo de serventia.

O edifício que é composto por paredes de 50 cm de espessura, em pedra com um comportamento térmico de fazer inveja, vai ver grande parte da sua estrutura demolida e substituída pelo tijolo, que mesmo sendo de parede dupla, nem perto nem longe chega ao comportamento da parede de pedra. Não é por acaso que no verão é perfeitamente possível estar numa sala de aula da Tomas Cabreira, mesmo sem Ar condicionado, devido ao excelente comportamento térmico do edifício.

Para além disso, grande parte dos pavimentos que são de mosaico vão ser arrancados, uma pena, pavimentos em bom estado, duradouros, de um material que já não se fabrica. Reparem o estado em que se encontra o "Terrazzo" que foi instalado no forum... e comparem com o mosaico da Tomas Cabreira que tem mais de 50 anos de aplicado,??? Milagre? Com miúdos a correr a andar por cima dele todos os dias? Não... boa qualidade do material.

Temos em Portugal esta ideia saloia que o que é velho não presta, o que é novo é que é bom; e quando aparece alguém a defender o que é mais antigo é logo apelidado de Velho do Restelo ou inimigo do progresso. Estou-me nas tintas pare esse rótulo. Infelizmente nunca frequentei a Tomás Cabreira nem o Liceu João de Deus, fui parar a Escola Pinheiro e Rosa, que enfim... e uma escola feia, sem pergaminhos, fica onde o judas perdeu as botas, mas fico muito triste em ver duas grandes instituições como o Liceu e a Tomás perderem a sua mística, a sua identidade, a sua traça.

Digam la se esta imagem seguinte não é já uma imagem de marca da nossa cidade???

Alguém se atreve a deixar destruir esta paisagem? Sr. Arquitecto Silva Grade, que muito fala e muito comenta por ai... vah lá homem... diga alguma coisa... defenda a nossa cidade.
Eu já fiz a minha parte!!!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário