domingo, 14 de novembro de 2010

Como os autarcas cortaram no endividamento e saíram do buraco

Prescindiram de motoristas e secretárias e conduzem carros mais modestos: os segredos dos autarcas portugueses que mais reduziram o endividamento entre 2007 e 2009
Caros,

Vejam este excelente artigo do I online sobre como alguns autarcas portugueses conseguiram aplicar verdadeiros planos de austeridade nas suas autarquias diminuindo o endividamento dessas câmaras em alguns casos em cerca de 73% (É OBRA!!!)

Realmente seria interessante ver alguns dos cortes aqui apresentados ser aplicados em Faro, por exemplo o presidente Macário Correia deixar de andar com o Volvo S80 com motor de 6 cilindros e passar a andar com um económico Volkswagen Passat a Diesel como tem o presidente de Câmara de Marvão.

Fazer cortes nas fotocopias, cortes nos telemóveis (por exemplo inibindo chamadas fora do horário de expediente e aos fins de semana), cortes nas benesses e nos privilégios de alguns chefes de departamento, fim da distribuição de automóveis para utilização total a vereadores e altos cargos.

Fazer uma melhor gestão dos recursos humanos, usando alguma criatividade, de modo a fazer mais com menos.

Criar uma central de compras, eventualmente até coligada com outros municípios vizinhos como por exemplo Olhão e Loulé, de modo a conseguir-se comprar em quantidade produtos de uso corrente a preço muito mais satisfatório.

Cortar nas festas, pagodes, forrobodós e ramboias, que em tempo de crise, se quase não há pão, muito menos há circo. Falar por exemplo com a Associação dos Músicos do Armindo e convidar artistas locais para alguns eventos em vez de pagar um balúrdio aos Quim Barreiros & companhia. Além disso é um serviço que a câmara está a prestar a cultura local.

E podíamos ficar aqui a despejar um monte de iniciativas que a câmara poderia tomar, mas cabe aos políticos arranjar essas soluções, ter a criatividade e a objectividade necessária ao cargo que ocupam.
Porque, meus amigos políticos, se não têm essa competência e jogo de cintura, e ainda vêm com essa tanga de apontem la os problemas e já agora com solução... então... demitam-se... que eu vou para o vosso lugar fazer o que tem de ser feito. Tenho dito!

Cumprimentos cordiais

Luís Passos


Sem comentários:

Enviar um comentário