terça-feira, 30 de novembro de 2010

"Portugal está insolvente e vai recorrer ao fundo de resgate", diz Citigroup

Portugal está "insolvente" "vai ter de recorrer em breve ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira", afirma o economista chefe do Citigroup

 
Portugal está "insolvente" e pode precisar de recorrer ao fundo de resgate europeu a que já recorreram a Grécia e a Irlanda, segundo o economista chefe do Citigroup, citado pela agência de informação financeira Bloomberg.

"A atenção do mercados pode voltar-se para a dívida soberana de Portugal, que aos atuais níveis das taxas de juro e das taxas de crescimento é menos dramático, mas ainda assim insolvente", afirmou Willem Buiter, economista chefe do Citigroup, num relatório datado de segunda feira.

O economista disse ainda que Portugal "vai ter de recorrer em breve ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira".

Pelas 11:43, os juros estavam da dívida portuguesa soberana a dez anos estavam a negociar em máximos de 7,051%, de acordo com a agência de informação financeira Bloomberg.

Este valor supera os 7,036% do anterior máximo histórico de 7,036, alcançado a 10 de Novembro. 

Juros da dívida soberana em máximos 

Já o 'spread' da dívida portuguesa face à alemã nos títulos a dez anos, ou seja, o prémio pedido pelos investidores para comprarem obrigações portuguesas em vez de alemãs, está nos 459,0 pontos base.

Os juros da dívida soberana da Espanha também estão hoje a negociar em máximos de 5,501%, acima dos 5,427% registados segunda feira. 

Hoje, o euro segue em queda, a negociar a 1,3026 dólares, com os receios de que Portugal e Espanha tenham de seguir a Irlanda. No fim de semana, os ministros das Finanças da zona euro aprovaram um pacote de resgate à Irlanda no valor de 85 mil milhões de euros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário